O propósito deste tutorial é explicar de forma detalhada o
procedimento de instalação da
firmware aberta dd-wrt em um roteador
Linksys WRT54G V8.0.
A dd-wrt pertence a uma família de firmwares derivadas do código original da firmware proprietária da Linksys, que, por ser baseada no kernel do
Linux, ofendia os termos da GPL, o que forçou a empresa a liberar o código-fonte original.
É importante ressaltar que a dd-wrt não é completamente livre e possui alguns binários proprietários, mas ainda assim é melhor, técnica e eticamente falando, do que permanecer com a firmware original do equipamento.
Antes de mais nada, é bom esclarecer que, embora o dd-wrt e seus congêneres funcionem em uma extensa gama de
roteadores de diversas marcas, o arquivo binário, sua versão e o procedimento de instalação variam de acordo com o aparelho.
Assim, o presente tutorial é destinado especificamente ao equipamento acima (segundo o wiki o procedimento e softwares são idênticos para a versão 8.2 do mesmo aparelho), se você possui algum outro modelo, procure por instruções específicas ao seu ou então leia as instruções genéricas
neste site e siga por sua conta em risco as dicas abaixo. Se você não sabe qual o modelo do seu aparelho, olhe na parte de baixo do mesmo e procure por um adesivo com alguma sigla semelhante.
Ressalvo ainda que o procedimento de mudança de firmware é extremamente delicado, existindo uma chance de que você "
bricke" seu aparelho se algo der errado. Além disso, esse procedimento é uma violação do seu contrato com o vendedor do aparelho e compromete a validade de sua garantia, logo se algo de errado acontecer, você está por sua conta.
Assim sendo,
não me responsabilizo pelos eventuais danos que possam ocorrer por uma má instalação, tudo o que posso garantir é que segui estes exatos passos e instalei a firmware com sucesso e sem dores de cabeça.
Dito isto, vale como o incentivo o fato de que é
possível ressuscitar um aparelho "brickado", procedimento que não é o objeto deste post, e também o fato de que o projeto já é um tanto antigo e possui uma robusta comunidade, o que diminui muito a possibilidade que exista um bug não descoberto e ainda garante um suporte caso algo aconteça.