Artigo introdutório sobre as principais soluções open source em ERP no mercado. Conta com links e uma breve explicação sobre a estrutura interna de cada um.
O SugarCRM é um sistema web de gestão de relacionamento (daí a sigla CRM - Customer Relationship Management - em seu nome) criado em 2004 por John Roberts, Clint Oram e Jacob Taylor.
Não é exatamente um ERP, mas é uma solução empresarial open source muito utilizada.
Em abril de 2004 o projeto foi lançado como open source no Sourceforge. Em setembro do mesmo ano ele já tinha sido "baixado" 25 mil vezes! A popularidade do projeto angariou para o sistema um financiamento privado da ordem de 46 milhões de dólares.
É uma das soluções mais conhecidas do gênero, colecionando prêmios e clientes importantes que o utilizam. Atualmente ele já tem um número superior a 4 milhões em downloads efetuados.
Existem 3 versões do sistema: Open Source, Professional e Enterprise, variando na quantidade de rotinas e ferramentas disponíveis. Porém, como o sistema também é desenvolvido segundo a filosofia open-source, existe muita informação e ferramentas disponíveis na Internet.
A versão open source contém todas as principais rotinas do sistema por padrão.
Estrutura interna
Construído utilizando tecnologias de código aberto e utilizando bancos de dados de código aberto ou gratuitos, o sistema tem um custo de implantação extremamente reduzido se comparado com as soluções proprietárias.
Utiliza PHP, MySQL, Apache ou IIS, Linux ou Windows server. Essas tecnologias favorecem o desenvolvimento utilizando tanto o ambiente LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) quanto WIMP (Windows, IIS, MySQL e PHP).
[1] Comentário enviado por prado em 18/07/2008 - 12:17h
Bom artigo Vinicius, não conhecia estes aplicativos e, brevemente pretendo testá-los. Aproveitando o artigo, há necessidade de expormos um comentário de certo modo crítico no tocante a software livre destinado a empresa, principalmente as pequenas, no mundo linux. Por incrível que pareça, é mais fácil o usuário encontrar um aplicativo que atenda as necessidades de uma grande empresa, do que um destinado a pequena. Apesar de termos excelentes aplicativos em outras areas, no tocante a produção deixamos muito a desejar, se não fosse um openoffice da vida para fazer o básico, ficaria precário desenvolver tarefas básicas do dia-a-dia de uma empresa. É com muita tristeza fazer este tipo de comentário, mas espero que sirva para alertar nossos desenvolvedores. Não prescisa de muita complexidade, apenas os itens básicos, vamos por exemplo começar um projeto de controle de estoque que é bastante básico e genérico:
Cadastro da Empresa
Cadastro de Fornecedores
Cadastro de Clientes
Cadastro de Empregados
Controle de Compras (entrada de mercadoria)
Contole de Vendas (saída de mercadoria)
Controle de Estoque( com a função básica de informar a quantidade e o custo de determinado produto existente no estoque)
Contas a Pagar ( proviniente das compras)
Contas a Receber ( proviniente das vendas)
e para finalizar o Fluxo de Caixa).
Um software com estas funções supre a necessidade de uma pequena empresa.
[2] Comentário enviado por gjr_rj em 18/07/2008 - 13:18h
Cara, excelente artigo. Estava pouco tempo discutindo com o gerente de informática de uma grande empresa e ele estava pensando em criar um grupo de empresa para financiar um ERP.
Vou passar esse link para ela.
[4] Comentário enviado por maran em 18/07/2008 - 13:21h
Caro Vinicios, seu artigo está fantástico é um tema muito bom de se comentar e discertar, eu ja conhecia alguns como:
Compiere, Adempiere, OpenBravo, mas os outros não.
Realmente abriu um pouco mais minha mente.
[5] Comentário enviado por chsguitar em 18/07/2008 - 15:36h
Muito bom esse artigo amigo, sempre tenho procurado soluçoes linux para empresas que trabalho com suporte mais na area de redes exe servidores e muito desses clientes me perguntam se existe algum Erps em linux e sou obrigado a dizer que existem sim mas a algum tempo fazendo uma pequisa descobri o STOQ muito bom ao meu ver só que uma empresa onde eu mostrei pro cliente precisava imprimir fiscalmente e veja o que descobri ele nao é homologado pela receita estadual então o cliente partiu para uma soluçao paga.
E até onde eu sei é burocrático o prcesso.
[8] Comentário enviado por gsi.vinicius em 19/07/2008 - 20:42h
?comentario=Então prado, quanto à ERPs open source para EPPs e MEs (empresa de pequeno porte e microempresas) dá uma olhada no Freedom, é bem simples e atinge exatamente esse setor. Destaque para o PDV deles e o módulo standard...
[9] Comentário enviado por isaque_alves em 20/07/2008 - 00:17h
Rapaz, tamanho sábado e eu tava pesquisando isso...
Me amarrei no Gnu Enterprise, acredito que você ainda vá mencioná-lo...
Então... Tá valendo... esse foi um dos artigos mais importantes que li nos últimos tempos... Realmente um artigo de primeira qualidade! Parabéns vinicius!
O maior problema da maioria parece ser a ausência de traduções pt_BR...
Pra fazer funcionar em empresas no Brasil o melhor é ter uma boa tradução...
[10] Comentário enviado por jalbertomlima em 20/07/2008 - 06:04h
Caro Vinicios!!
Excelente artigo... eu já venho a bastante tempo desenvolvendo um ERP (sem saber o que siguinifacava a expressão), mas por falta de apoio de outros profissionais tipo financeiros, contadores, administradores etc... fica difícil para nós meros desenvolvedores afirmarmos que temos um bom ERP. Fica aí um espaço para quem sabe um dia abrirmos uma discussão mais aprofundade sobre o assunto...
[13] Comentário enviado por srio em 02/06/2009 - 12:40h
Falta referir o Omni ERP. Pode sacar em svn.hive.pt
É um projecto muito inovador, com grande usabilidade e muito bem estruturado.
Dá uma checkada e dps conta! ;)