Manipulação de arquivos PDF no Linux

Quem trabalha com frequência em arquivos no formato PDF, não raro se vê em determinadas situações impedido de fazer um uso completo desse tipo de documento. Esse artigo propõe mostrar, de forma introdutória, como resolver esse problema, apresentando soluções livres e com alta qualidade para a manipulação de arquivos PDF.

[ Hits: 34.940 ]

Por: Fernando Vieira em 12/11/2008


Evince Reader e KWord



Evince Reader

O Evince, leitor de PDF nativo do Gnome, pode facilmente desbloquear arquivos PDF protegidos. Para isso basta digitar Alt-F2 => gconf-editor => abas => /apps/evince/ e desmarcar a opção override_restrictions (figura 1). Pronto! Você já pode copiar, imprimir e, conforme veremos adiante, alterar o conteúdo do documento.
Evince no Linux

KWord

O KWord, editor de textos da família Koffice - especialmente usada no KDE - pode ser muito útil para manipular com facilidade o arquivo que você deseja. Mas há um porém: neste deveremos abrir o arquivo no próprio KWord, modificarmos o seu conteúdo e então salvá-lo novamente como PDF.

O processo é muito simples: abra o programa e escolha a opção abrir (Figura 2).
KWord no Linux
Na opção filtro selecione "todos os arquivos suportados". Escolha o arquivo PDF. Aparecerá a janela filtro de importação PDF do KWord (Figura 3).
KWord no Linux: filtro de importação PDF
Nesta, você tanto pode abrir o documento todo como especificar uma quantidade de páginas. Por exemplo, desejo apenas fazer uso das dez primeiras páginas. Simples, digite 1-10 no campo intervalo.

Dependendo da quantidade e tipos de formatação, o arquivo pode desconfigurar um pouco nesse processo. Basta fazer as alterações necessárias e depois converter o arquivo novamente no formato PDF. Para isso basta clicar no botão imprimir e selecionar a opção PDF. Outra opção é selecionar todo o conteúdo, copiá-lo para o OO Writer e salvá-lo como PDF.
KWord em ação no Linux
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Evince Reader e KWord
   2. PDF Edit, Xournal e Okular
   3. OpenOffice Draw, conclusão e referências
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Migrando para o Linux

Instalando o KDE 4.1 no Slackware 12.1

Nota Fiscal Eletrônica 2.0 em linha de comando (parte 1)

Lapidando a configuração do mplayer

O fantástico mundo dos instrumentos MIDI (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 20/09/2011 - 13:31h

Muito boa a dica para edição de pdf. O Xournal era exatamente o que precisava.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts