GNU/Linux é um sistema operacional baseado na ideia do compartilhamento de código, onde todos podem ajudar de alguma maneira. Muitos ajudam programando, adicionando linhas de código na programação do sistema, outros ajudam na tradução, outros no designer.
A vantagem de se utilizar um sistema operacional livre é que ele cresce muito rápido, assim corrigindo os bugs e adicionando funcionalidades. Também vale lembrar da ideia de ter um sistema operacional voltado para sua necessidade, ou seja, você pode adequar ele para o seu uso, modificando praticamente tudo.
Por que ajudar?
Bem, uma forma bem simples de demonstrar que a ajuda sempre é necessária é quando temos alguma dúvida e vamos procurar em algum fórum ou até mesmo no
Google e obtemos resultados, que acabam com a nossa dúvida ou problema.
Então começamos a pensar:
"Mas e se quem respondeu esse tópico, que por sinal acabou com meu problema, não tivesse respondido!? Será que eu conseguiria resolver esse problema?"
Então, assim como os outros usuários ajudam você, porque não ajudar os outros? Contribuir para o mundo do SL (Software Livre) é algo muito gratificante! Não digo isso na questão do lucro, mas na questão de ajudar o próximo com o seu conhecimento, assim você será reconhecido.
Um pouco da história
Bem, o sistema operacional
Linux, ou GNU/Linux, é chamado dessa maneira pelos seguintes fatos:
As siglas GNU fazem referência a "GNU is not Unix", traduzindo para o nosso português, seria "GNU não é Unix". Seu símbolo é representado por um mamífero, o GNU.
Então a
GNU criou vários softwares para a criação de um sistema operacional, mas faltava o coração do sistema operacional, o núcleo.
Foi então que
Linus Torvalds, criador do "Linux", elaborou o kernel. A junção do kernel mais os softwares e todo o seu ambiente ficou conhecida como GNU/Linux.
Porém Linus Torvalds ainda não aceita essa ideia e interpreta o S.O apenas como Linux.