DVDAuthor: Como autorar DVDs no Linux

Depois de testar alguns programas gráficos de autoração de DVDs no Linux, vi que todos deixavam muito a desejar em alguns pontos. Como todos eles são "front-ends" para o dvdauthor, resolvi me embrenhar pelo programa e aprender a criar meus próprios DVDs diretamente na linha de comando. Aqui estão os resultados.

[ Hits: 73.634 ]

Por: Ronaldo Moraes Junior em 15/12/2008


Criando o menu



Agora a criação do menu propriamente dito, que deve ser um arquivo de vídeo (com som). Para isso precisamos converter nossas imagens em vídeos. É aí que entra o mjpegtools.

Para quem não sabe, o mjpegtools é uma suíte de aplicativos para as mais diversas tarefas relacionadas a vídeo. Eu sinceramente apenas o uso para gerar meus menus. Quem puder escrever sobre ele será muito bem vindo. :)

O nosso menu não terá som, mas mesmo assim é necessário um arquivo de som mesmo que seja mudo. Para isso usaremos o "dd" junto com o toolame. O seguinte comando nos dá o resultado:

dd if=/dev/zero bs=4 count=1920 | toolame -b 128 -s 48 /dev/stdin silent.mp2

Penso que não há necessidade de uma explicação passo a passo sobre o comando, já que o que obtemos é um arquivo de 128kbps com 48KHz em formato mp2 totalmente mudo.

A seguir, precisamos criar um arquivo xml que será usado com o spumux, um programa que faz parte do mjpegtools. Para isso abra seu editor de texto preferido (kwrite, gedit, vim, joe, mcedit, nano...) e insira o seguinte conteúdo:

<subpictures>
  <stream>
    <spu start="00:00:00.00" image="normal.png" highlight="sobre.png" select="clicado.png" force="yes" autooutline="infer" outlinewidth="20" autoorder="rows">
    </spu>
  </stream>
</subpictures>

Salve este arquivo como "menu.xml" por exemplo. Ele é responsável por criar o menu propriamente dito, com os botões que criamos nos lugares certos. Em image, highlight e select, respectivamente, colocamos o nome dos arquivos dos botões que criamos para quando o botão não está selecionado, para quando o botão está selecionado, e para quando ele é clicado.

A opção force="yes" diz ao spumux que os botões devem ser exibidos independentemente das opções do tocador. Esta opção é REQUERIDA para menus.

A opção start="00:00:00.00" inicia a exibição do menu no início do filme.

A opção autooutline="infer" é importante pois diz ao spumux para colocar os botões onde eles "devem" estar. Para isso ele se baseia nos arquivos png que criamos. Sem essa opção teríamos que criar tags <button> indicando cada botão, o que daria muito mais trabalho.

outlinewidth="20" --> Esta opção diz que deve haver pelo menos 20 pixels entre as imagens (png) para que sejam tratadas como botões diferentes. Esta opção deve sempre ser observada, pois ela serve para que o spumux identifique os diferentes botões do menu. Se o espaço entre um botão e outro do seu menu for menor que 20 pixels, diminua o tamanho. DICA: No Gimp existe uma régua bastante útil para medir estas distâncias.

A opção autoorder="rows" diz que os botões serão numerados pela tela em fila do primeiro até o último.

Bom, terminado o arquivo, vamos mesclar o background, os botões e o som e gerar o menu. Esse comando na verdade é um conjunto de vários comandos onde a saída de um cai direto no outro e no final temos nosso menu:

jpegtopnm imagem-de-fundo.jpg | ppmtoy4m -n 1 -F30000:1001 -I t -A 10:11 -L -S 420mpeg2 | mpeg2enc -f 8 -n n -o imagem-de-fundo.m2v ; mplex -f 8 -o /dev/stdout imagem-de-fundo.m2v silent.mp2 | spumux -v 2 menu.xml > menu.mpg

Nesse comando monstruoso pegamos nossa imagem e nosso som (que no nosso caso é aquele arquivo mudo que criamos no começo) e "grudamos" um no outro com o mplex, depois com o spumux e aquele arquivo xml que criamos "colamos" os botões do menu gerando um arquivo chamado menu.mpg.

Esse comando é para um menu em formato NTSC. Se quiser um menu em PAL, apenas substitua o "-F30000:1001" por "-F25:1" e o "-A 10:11" por "-A 59:54".

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Preparando os vídeos
   3. Preparando o menu
   4. Criando o menu
   5. Autorando com o dvdauthor
   6. Apêndice: Gravando o dvd em linha de comando
Outros artigos deste autor

Instalando Squid a partir do código fonte

WebHTB - Controle de banda de internet

Leitura recomendada

Certificação Linux: O caminho das pedras

Backuppc - Solução de backup corporativo

Kivy no Fedora 25/26 com auxílio do Virtualenv

Ogle: O player de DVD

Zabbix e iPhone

  
Comentários
[1] Comentário enviado por altairmsouza em 16/12/2008 - 11:54h

Ronaldo, show de bola seu artigo, alguns vão dizer que é muito empenho fazer na unha, mas ai que esta o legal do linux a liberdade de pegar o shell e detonar sem depender das limitações do desenvolvedor do aplicativo.


abraço,

[2] Comentário enviado por removido em 16/12/2008 - 20:02h

Nossa !!!
Este é com certeza o artigo mais completo que vi aqui no VOL sobre autoração de DVD, parabéns!
Eu ha um tempo atrás escrevi sobre como converter para o formato BDVD, que de alguma forma serve de uma opção para quem precisa gravar muitos filmes em um dvd e compatível com a maioria dos aparelhos de mesa. http://www.vivaolinux.com.br/dica/Conversao-de-divX-para-BDVD/.
No caso seria só substituir o passo 2 pela minha dica e gerar os videos e continuar com o restante dos passos do seu artigo, o resultado fica show de bola!!!
Mais uma vez parabéns!!!

[3] Comentário enviado por juliaojunior em 16/12/2008 - 20:54h

Muito bom.

Estava pesquisando EXATAMENTE sobre isso, pois sempre fiquei insatisfeito e chateado com os programas de autoria para DVD. Você cortou meu trabalho quase que pela metade. Valeu mesmo!!!!!

[4] Comentário enviado por xerxeslins em 16/12/2008 - 22:36h

Excelente! Já está nos favoritos e com nota 10. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento e de maneira tão clara.

[5] Comentário enviado por julianjedi em 17/12/2008 - 12:56h

Muuuuuuuuuuuuuito bom ... mas confesso que é um pecado uma ferramenta dessas sem uma interface grafica =/, pois acho que é esse o problema do linux com os usuarios finais, pois existem muitas ferramentas poderosas como essa porém não são muito agradaveis ao uso ... aos geeks é mole ... mas minha mae por exemplo que alias usa linux ... não conseguiria usar =]... mas o DeVeDe ta dando conta do recado ... excelente artigo parabéns

[6] Comentário enviado por mauriicio em 17/12/2008 - 13:17h

Olá Ronaldo !

Você esclareceu minhas dúvidas num único e excelente artigo, muito obrigado !
Você conhece algum programa para editar vídeos, semelhante ao windows novie maker ?
Eu testei os mais conhecidos (piviti, cinelerra, lives, etc), e não tive muito sucesso...
Abraço

Maurício

[7] Comentário enviado por ronaldomjunior em 17/12/2008 - 18:49h

Mauriicio, se você usa o KDE, pode tentar o KDE'nLive. É o mais parecido com o Movie Maker que encontrei por aí. Em algumas das distros mais famosas (Ubuntu, Mandriva, Suse) acho que já está nos repositórios. Porém ele ainda é beta. Se não me engano a versão 1.0 ainda não saiu. Dá umas travadas ainda, mas é bem fácil de usar.

[8] Comentário enviado por ronaldomjunior em 17/12/2008 - 20:25h

Vou tentar atender a alguns pedidos e escrever alguma coisa sobre o Qdvdauthor, que é uma interface gráfica para o dvdauthor, bem mais amigável para quem ainda não se dá bem com a linha de comando. Assim que sobrar algum tempinho posto aqui no site os resultados.

[9] Comentário enviado por Apt-Get em 18/12/2008 - 00:09h

Excelente!!!
Pois, como migrei a pouco tempo do Rwindows, estava pesquisando justamente sobre isso! Como gosto muito de trabalhar com autorias, este artigo é sem dúvida indispensável! =D Parabéns!

[10] Comentário enviado por mauriicio em 18/12/2008 - 18:57h

Olá Ronaldo !

Uso o Gnome, tentei usar o KDEnLive, mas sem chance, ele só trava.
É um programa muito completo, pena não conseguir usar...
Se souber de algum outro, que rode legal com Gnome, diz pra gente !
No mais, muito obrigado pela ajuda !
Abraço

Maurício

[11] Comentário enviado por ronaldomjunior em 18/12/2008 - 19:08h

Não ando muito antenado nas novidades do Gnome, mas achei um tal de "Diva", talvez você goste. O projeto está no começo, mas quem sabe...

Segue o link:

http://linux.softpedia.com/get/Multimedia/Video/Diva-11010.shtml

[12] Comentário enviado por mauriicio em 19/12/2008 - 01:04h

Sim,
o Diva seria promissor, mas foi descontinuado. Se houvesse continuidade do projeto, creio que o resultado alegraria os linuxers.
De novo, agradeço a atenção !
Abraço

Maurício

[13] Comentário enviado por removido em 27/01/2009 - 13:15h

Muito bom artigo, bom mesmo!!! Me ajudou demais. Aponto apenas uma correção na linha de conversão para formato dvd com o mencoder. Deve-se alterar "format=dvd,tsaf" por "format=dvd:tsaf". Obrigado amigo.

[14] Comentário enviado por ronaldomjunior em 27/01/2009 - 22:32h

Realmente está errado amigo!

Obrigado pela observação

[15] Comentário enviado por mario-bugre.vol em 11/09/2017 - 23:20h

Li seu artigoe continuo nao entendo porque os escritores de tutoriais deixao 'pegadinhas' para os leitores, muitos avidos por aprender e veneram o escritor; mas o tutorial dá errado e vem a frustação, por que vcs fazem tutoriais como se fosse favores a alguem, o tutorial eh para documentar seu sucesso diante de um impasse, serve de referencia para vc mesmo num futuro proximo e serve como referencia de seu desempenho, frente aos desafios da vida em informatica; entao porque colocar erros minusculos como armadilhas que o iniciante nao percebera e perdera tempo revisando onde errou, ou vc eh tao narciso que precisa de retorno de uma coisa que vc compartilhou, dar informacao eh como soltar um passaro; com certeza o beneficiado dira foi no site fulano que resolvi este problema.
sua dica de 5 paginas gerou duas pastas vazias e nao cria o menu, resolvi procurar num lugar mais serio e achei, em uma pagina a dica que funciona e resolve.
http://www.hardware.com.br/dicas/dvd-video-terminal.html
espero que os autores de dicas e tutos tenhao mais responsabilidade, ou sera pedir muito de vcs.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts