Todos os tutoriais na internet que mostram como instalar o
KDE4 no
Debian o fazem substituindo o KDE3. No entanto, é possível fazer eles conviverem, mas para isso é necessário usar os pacotes do
KUbuntu, distro na qual isso é possível.
Isso é necessário porque os pacotes do KDE4 no Sid (unstable) tem o mesmo nome dos pacotes do KDE3 no Lenny (testing), sendo impossível instalá-los simultaneamente. Já no KUbuntu, todos os pacotes dele terminam em "-kde4", evitando esse problema.
Normalmente não é boa idéia misturar pacotes de distribuições diferentes, mas se você não consegue esperar para testar o KDE4, e não quer por em risco seu KDE3, esse guia é pra você.
Instalando
A instalação é muito simples:
Abra o
sources.list e salve uma cópia dele. Se você adicionar o repositório do Ubuntu no seu sources.list mantendo os outros, o Synaptic não vai conseguir juntar com os repositórios do Debian e vai fechar. Você tem que
apagar todos os outros repositórios:
# /etc/apt/sources.list
#Ubuntu Hardy Heron
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy main restricted universe multiverse
Se você faz questão das pubkeys (o que é bom para garantir que o pacote é de uma fonte confiável), adicione a do repositório do Ubuntu assim:
$ sudo su
# gpg --keyserver hkp://subkeys.pgp.net --recv-keys 40976EAF437D05B5
# gpg --export --armor 40976EAF437D05B5 | sudo apt-key add -
Agora salve, abra o Synaptic e recarregue a lista de pacotes. Você vai poder instalar qualquer pacote do Ubuntu no seu Debian (tomando o devido cuidado com as dependências). Você pode até aproveitar e instalar o Firefox 3.0, por exemplo, enquanto o Iceweasel 3.0 não sai (mas nesse caso eu prefiro esperar).
Se você tentar instalar o pacote kde4 (meta-pacote com todos os pacotes do kde4), ele não vai conseguir, porque ele depende de um pacote que depende de outro pacote que (...) depende do pacote libgs8 em uma versão específica, a do repositório do Ubuntu. Mas a versão do repositório do Lenny (a que está instalada) é mais nova, então ele não faz o downgrade automaticamente. Tudo o que você tem que fazer é abrir o menu Pacote > forçar versão, e escolher a do Ubuntu. Assim, tudo vai instalar corretamente.
Mas isso só é necessário se você fizer questão do Okular, o novo leitor de pdf do KDE4. Além dele, não serão instalados os pacotes kde4 e o kde4-graphics, ambos meta-pacotes (isso indica que não foram instalados todos os pacotes do kde4, só isso). Eu instalei, mas nem cheguei a testá-lo, e é tanto trabalho pra manter ele lá (a cada update com os repos do Lenny eu tinha que brigar pra ele não ser removido), então resolvi tirar de uma vez.
Não se assuste quando ele avisar que vai remover o kdebase-bin-kde3, esse é um pacote que pode ser fornecido pelo KDE3 ou pelo KDE4. Portanto, sua falta não vai influenciar o seu KDE3, já que em seu lugar será instalado o kdebase-bin-kde4.
Aplique as mudanças, ele vai reclamar de um monte de pacotes que não vão ser atualizados (e não devem ser mesmo, para não ter inúmeros problemas com dependências). Aguarde a instalação, ele vai perguntar se você quer substituir o gdm pelo kdm-kde4. Eu escolhi que não, para não ter problemas quando for desinstalar o KDE4. Não esqueça de colocar seus repositórios normais no seu sources.list quando terminar.
Reinicie o X, e lá vai estar a sessão do KDE4 para escolher, e a sessão do KDE3 vai ficar inalterada, pronta para o uso.