Criando wallpapers animados para o Enlightenment 17

Uma das características visuais mais marcantes do Enlightenment 17 é o papel de parede animado, que são arquivos edj de fácil instalação. Com esse artigo vou mostrar como adaptar um arquivo edj com licença GPL para colocar suas animações, criando wallpapers animados personalizados facilmente.

[ Hits: 36.233 ]

Por: Izabel em 15/07/2008


O arquivo "programa.edc"



Eu não programei o wallpaper do zero, apenas adaptei um que achei bem didático, o DebianWorld, feito por Seraphyn, que pode ser baixado em:
Esse wallpaper está sobre licença GPL v2, e eu repasso todos os créditos do programa a Seraphyn. Para adaptá-lo é só baixar o edj e descompactá-lo com o comando:

$ edje_decc justdebian.edj

Será criada uma pasta com todas as imagens e os arquivos "build.sh" e "debian.edc". O build.sh tem os comandos de compilação e o debian.edc o programa em C. Adaptar o debian.edc é muito fácil, acreditem. :P

Neste artigo vou ensinar a alterar o programa que eu já alterei por ser menor. Para obtê-lo na íntegra, acesse o link:
Por favor, renomeie tirando a extensão .txt para ficar apenas "programa.edc". Este é um probleminha entre eu e o geocities, desculpas ^^...

Vamos ao passo a passo para criar o programa.edc:

1. Definição do tipo de compressão das imagens:

#define FRAME LOSSY 80

Essa linha define a contante FRAME = LOSSY 80, onde LOSSY é um parâmetro de qualidade da imagem, aqui igual a 80%. Se não quiser que a imagem seja comprimida, utilize LOSSY 100.

2. Definição das imagens:

images {
   image: "background.png" FRAME;
   image: "1.png" FRAME;
   image: "2.png" FRAME;
   image: "3.png" FRAME;
   image: "4.png" FRAME;
   image: "5.png" FRAME;
   image: "6.png" FRAME;
   image: "7.png" FRAME;
   image: "8.png" FRAME;
   image: "9.png" FRAME;
   image: "10.png" FRAME;
   image: "11.png" FRAME;
   image: "12.png" FRAME;
   image: "13.png" FRAME;
   image: "14.png" FRAME;
   image: "15.png" FRAME;
   image: "16.png" FRAME;
   image: "17.png" FRAME;
   image: "18.png" FRAME;
   image: "19.png" FRAME;
   image: "20.png" FRAME;
   image: "21.png" FRAME;
   image: "22.png" FRAME;
   image: "23.png" FRAME;
   image: "24.png" FRAME;
   image: "25.png" FRAME;
   image: "26.png" FRAME;
   image: "27.png" FRAME;
   image: "28.png" FRAME;
   image: "29.png" FRAME;
   image: "30.png" FRAME;
}

Todas as imagens devem ser definidas. Aqui a seqüências não importa, basta alterar os nomes das imagens. Por exemplo, se uma das suas imagens é "imagem1.png", então troque:

   image: "30.png" FRAME;

por:

   image: "imagem1.png" FRAME;

Deixe apenas as suas imagens...

3. O corpo do programa:

collections {
   group {
      name: "e/desktop/background";
      parts {
         part {
            name: "background_image";
      type: IMAGE;
         mouse_events: 0;
         description {
         state: "default" 0.00;
         visible: 1;
            rel1 {
            relative: 0.00 0.00;
            offset: 0 0;
            }
               rel2 {
               relative: 1.00 1.00;
               offset: -1 -1;
               }
               image {
               normal: "background.png";
               }
             }
         }
         part {
            name: "logo";
            description {
            state: "default" 0.0;
            min: 100 134;
            max: 100 134;
            align: 0.5 0.5;
            rel1 {
                  relative: 0.5 0.0;
               offset: 0 -50;
             }

            rel2 {
               relative: 0.5 1.0;
               offset: 0 -50;
            }
      image {
         normal: "30.png";
            tween, "1.png";
            tween, "2.png";
            tween, "3.png";
            tween, "4.png";
            tween, "5.png";
            tween, "6.png";
            tween, "7.png";
            tween, "8.png";
            tween, "9.png";
            tween, "10.png";
            tween, "11.png";
            tween, "12.png";
            tween, "13.png";
            tween, "14.png";
            tween, "15.png";
            tween, "16.png";
            tween, "17.png";
            tween, "18.png";
            tween, "19.png";
            tween, "20.png";
            tween, "21.png";
            tween, "22.png";
            tween, "23.png";
            tween, "24.png";
            tween, "25.png";
            tween, "26.png";
            tween, "27.png";
            tween, "28.png";
            tween, "29.png";
            tween, "30.png";
         }
         }
      }
   }
      programs {
         program {
            name: "logo_rotator";
            signal: "show";
            source: "";
            action: STATE_SET "default" 0.0;
            transition: LINEAR 4.0;
            target: "logo";
            after: "logo_rotator";
         }
      }
   }
}

Esse é o corpo do programa. Você só vai precisar alterar os nomes das imagens: trocando "background.png" pelo nome que você escolheu para o papel de parede. E em:

normal: "30.png";

Troque "30.png" pelo nome da primeira imagem que aparecerá na animação;

tween, "1.png";

Troque "1.png" pelo nome da segunda imagem que aparecerá na animação;

tween, "2.png";

Troque "2.png" pelo nome da terceira imagem que aparecerá na animação;

E assim por diante... Colocando-as na ordem em que serão exibidas e deixando apenas as referências para suas imagens.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. A seqüência de imagens
   3. O arquivo "programa.edc"
   4. Criando e instalando os arquivos edj
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

CentOS 7 - Guia prático pós-instalação

Boot Remoto (LTSP) sem servidor DHCP

PuTTY - Release 0.66 - Parte III

Compartilhando a internet do seu celular (3G Claro) com o seu PC através do Blueman (Bluetooth)

Configurando o Asterisk com autenticação LDAP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fulllinux em 15/07/2008 - 14:30h

Não falei que não num futuro muito distante, começaria a contribuir...Excelente artigo! Embora não use E17, por ser fã do Gnome, você mandou muito bem em seu artigo...mostra assim a liberdade GNU/Linux até nos ambientes gráficos.

Parabens...

[2] Comentário enviado por kalib em 15/07/2008 - 14:47h

Show de bola izabel.. ;]

Parabéns pela dica! Legal ver meninas contribuindo com a comunidade. Parabéns mesmo..continue assim.

abraços

[3] Comentário enviado por iz@bel em 15/07/2008 - 15:41h

@fullinux
Sou fã da estabilidade do Gnome também, mas descobri que a combinação Gnome + E17 me trouce mais leveza e beleza. Meu wallpaper no momento parece um videogame :)
Para quem não tem um PC com memória suficiente para usar o gnome + compiz, o E17 é a solução ideal. Pois vc terá um ambiente leve, que pode ser configurado graficamente (não é como o fluxbox não), e cheio de recursos visuais. Como ele não é um Desktop completo, é só usar os aplicativos do Gnome, todos funcionam, inclusive o nautilus.
O E17 tem bug, eu só conheço um, quando um programa trava (isso acontece independente do ambiente de janelas), vc pode matar o processo mas a janela fica, as vezes, perdida. Mas se for comparar com o KDE, com certeza, o E17 + Gnome tem menos bug.

@kalib
Obrigada viu!!!

[]'s

[4] Comentário enviado por lucianopqd em 15/07/2008 - 16:00h

Muito legal mesmo é esse seu gif... kkkk

[5] Comentário enviado por grandmaster em 15/07/2008 - 16:03h

Parabéns Izabella não apenas pelo artigo, mas também pela resposta dada :D

Mostrou que sabe do que está falando.

--
Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[6] Comentário enviado por iz@bel em 15/07/2008 - 16:42h

@lucianopqd
Essa foi a minha primeira esperiência, como só tinha esse gif...
O programa que passei serve para pequenos animações centralizadas.
Mas já sei como mudar a localização da animação, inclusive se ela for do tamanho do background, pra quem tiver interessado...

O que me falta é uma veia artística, sou péssima em artes. Só não fui reprovada na escola porque as professoras de artes são umas mãe hehehehehehe
Se algum artista quiser me ajudar a criar wallpapers...

@grandmaster
Vejo que vc já descobriu os poderes do E17?

Obrigada a Todos...
[]'s

[7] Comentário enviado por removido em 15/07/2008 - 17:10h

interessante , sempre tive curiosidade sobre esses backgrounds animados do e17 , parabéns pelo texto

e17 comanda

:0)

[8] Comentário enviado por lcnrj em 15/07/2008 - 19:08h

Oi, gostaria de saber se é possível fazer esses backgrounds animados no kde ( uso o kurumin 7 ). Ótimo texto.

[9] Comentário enviado por removido em 15/07/2008 - 19:19h

muito bom menina !!!!!!!!

[10] Comentário enviado por iz@bel em 15/07/2008 - 19:45h

Olá megatron e eu!noel, os senhores dos screenshots do vivaolinux hehehe
Obrigado pelos comentários...

@lcnrj
O KDE não tem esse recurso, até onde sei só o e17. Mas vc pode instaler ele no seu kurumin. No entanto, procure se informar antes sobre esse ambiente gráfico antes de instalar para vê se ele lhe agrada...
Como eu disse acima, a combinação:
e17 + aplicativos do Gnome é nota 10.
Mas eu não sei nada sobre,
e17 + aplicativos do KDE para vê se fica legal :)

------------------------
Minha mais nova edição, o pingpong:
http://www.geocities.com/souza_izabel/pingpong.png

[]'s

[11] Comentário enviado por tenchi em 16/07/2008 - 10:20h

engraçado q eu já estava começando a escrever um artigo com este tema, quando vejo este pronto aqui em minha frente :-)
acompanho há tempos a lista dos desenvolvedores do enlightenment e vejo q eles estão fazendo um ótimo trabalho. e cabe a nós usuários criarmos artigos e dicas apresenando os recursos do ambiente, assim como você fez.
o interessante é q é possível fazer muitas coisas interessante em arquivos edje, como animações interativas, q interagem com o sistema (como relógios) e muito mais.
também uso o e17 (e o kde, xfce e wmaker) e estou começando agora a mexer com suas bibliotecas e ver do que elas são capazes. pena q a api da maioria delas está desatualizada (o q é um horror, já q estão em constante desenvolvimento). mesmo assim vale a pena o estudo.

o único mal das animações é q se forem muito escandalosas o processador da máquina ficará sempre em 100% :-) por isso apreciem com moderação. rsrs

nota 10.

[12] Comentário enviado por albfneto em 16/07/2008 - 10:43h

artigo muito legal, Isabel! Vou usar no E17 do meu Sabayon. Parabéns!

[13] Comentário enviado por iz@bel em 16/07/2008 - 11:46h

@tenchi
Sobre:
"o único mal das animações é q se forem muito escandalosas o processador da máquina ficará sempre em 100% :-) por isso apreciem com moderação. rsrs"
Concordo sim, mas se a animação for um logotipo ou programada em EDC e moderada, é claro, não dá nem pra notar :)

@albfneto
Divirta-se com o E17!!!

Obrigada pelos comentários!!!
[]'s

[14] Comentário enviado por maran em 16/07/2008 - 13:37h

Olá Izabel, gostei bastante de seu artigo, quando eu iniciei em linux, usava bastante esta interface, e nunca tinha chegado a fazer isto, rsrsrs, num futuro próximo estarei testando e depois te posto o resultado ;)


[15] Comentário enviado por pink em 16/07/2008 - 16:06h

Amei seu artigo, muito lindo, 10!......... por mais que não use Enlightenment (prefiro o KDE) hehehe, vou instalar e vou contribuir com um screenshot de preferência todo rosa... enfim gostei do seu artigo, aprendi... era completamente leiga nessa parte....
Tive a liberdade agora de chamá-la de amiga, já que aqui no VOL são poucas... está faltando a presença feminina aqui... fico feliz por você estar aqui...
Parabéns pelo artigo novamente!
Fique com Deus, Michele

[16] Comentário enviado por tsanches em 16/07/2008 - 18:26h

Nossa que show!!!! Apesar de Usar GNOME, curti seu artigo, parabéns!!!
izabeljp = favoritos
Valeu :-)
TSANCHES

[17] Comentário enviado por leandro em 21/07/2011 - 13:59h

Olá...

Parabens pelo otimo artigo.

Só que eu estou com um probleminha aqui: o E17 atual ainda aceita wallpapers animados?
Eu baixei alguns, mas quando clico para importar o wallpaper aparece a mensagem "Erro ao importar papel de parede. Enlightenment está impossibilitado de importar o papel de parede. Você tem certeza que este é um papel de parede válido?"

O mesmo erro não ocorre com imagens "normais" , tipo .jpg, .png; nem com arquivos de temas (no mesmo formato: .edj) até dá para importar o tema como papel de parede, apenas os animados é que não.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts