Nesse artigo veremos como fazer o usuário de e-mail interagir e "educar" o SpamAssassin, seja via webmail, evolution, etc. Serve tanto para e-mails SPAM quanto para não-SPAM (HAM).
Existem várias maneiras de controle de SPAM, mas com certeza um dos melhores é fazer com que os usuários interajam "educando" o software e ajudando a construir uma base de dados mais adequada e adaptada às suas necessidades e realidade.
O SpamAssassin é um dos softwares que trabalha com esse "educar", onde o administrador ou o usuário podem estar interagindo. Para isso existem várias maneiras.
Pensando nisso demonstrarei nesse artigo como "educar" o software de maneira global, ou seja, os usuários irão interagir de maneira a influenciar tanto para os e-mails pertinentes à ele mesmo, quanto para os outros usuários do sistema.
Levarei em consideração de que o seu servidor de e-mail esteja funcionando e que o SpamAssassin esteja instalado e funcionando.
Essa implantação foi testada com Conectiva Linux 10, Postfix e Clamav + SpamAssassin.
Não entrarei em detalhes de configuração do Clamav com SpamAssassin neste artigo.
Essa implementação faz com que os e-mails enviados a determinadas contas sejam tratadas como SPAM ou HAM (não SPAM).
[1] Comentário enviado por peregrino em 14/09/2006 - 16:51h
muito bom seu tutorial parabens
mas agora queria saber uma coisa esse script educa altomaticamente, gostaria de saber se tem como fazer uma quarentena na qual o usuario iria ver se passo algum spam que o spamassassin não pego e colocando na pasta spam e automaticamente duarante uns 5 dias o que estiver nessa pasta ele educa como spam (HAM)
[2] Comentário enviado por solucoesnandor em 14/09/2006 - 17:35h
Na ultima parte (Agendando a execução dos scripts) eu comento sobre o tempo de execução, ao qual você pode determinar o tempo que desejar. Numa das redes que administro a prática que tomei foi de enviar todo conteúdo detectado como spam para uma conta especifica, onde fica armazenados caso algum usuário reclame do não recebimento de um determinado e-mail, assim fica mais fácil poder detectar qual está sendo a eficiência do serviço, você pode redirecionar para essa caixa e verificar diariamente e encaminhar para o destinatário caso necessário.
Se tiver interessado nessa solução posso te passar mais detalhes de como faze-la.
Espero ter esclarecido suas duvidas.
Abraços