Nesse artigo veremos como fazer o usuário de e-mail interagir e "educar" o SpamAssassin, seja via webmail, evolution, etc. Serve tanto para e-mails SPAM quanto para não-SPAM (HAM).
Após ter criado os scripts, precisamos definir um tempo de execução destes de forma coerente com o número de e-mails que você presume que os usuários irão enviar, para que não se acumule muitos códigos fonte, conseqüentemente confundindo os SpamAssassin.
Segue abaixo um exemplo de execução a cada 5 minutos.
Modifique o caminho caso tenha adicionado o script em outro local;
O parâmetro ">> /dev/null 2>&1" tem a função de não enviar e-mail ou notificação a cada execução, função que por padrão o crontab executa.
Conclusão
Os scripts que criamos, bem como os usuários podem ter outros nomes, desde que seja alterado devidamente.
Existem diversas outras maneiras de configurar e fazer com que o SpamAssassin "aprenda" com a interação do usuário, essa é uma maneira simples e que independe da maneira que o usuário utiliza para receber os seus e-mails, seja via webmail, evolution, mozilla, etc.
Sempre fique acompanhando a evolução do "aprendizado" com o comando "sa-learn --dump magic", onde você receberá uma tabela parecida com essa:
Observe a linha "non-token data: nspam", que indica o número de SPAMs processados
e a "non-token data: nham", que indica o número de não-SPAM processados.
[1] Comentário enviado por peregrino em 14/09/2006 - 16:51h
muito bom seu tutorial parabens
mas agora queria saber uma coisa esse script educa altomaticamente, gostaria de saber se tem como fazer uma quarentena na qual o usuario iria ver se passo algum spam que o spamassassin não pego e colocando na pasta spam e automaticamente duarante uns 5 dias o que estiver nessa pasta ele educa como spam (HAM)
[2] Comentário enviado por solucoesnandor em 14/09/2006 - 17:35h
Na ultima parte (Agendando a execução dos scripts) eu comento sobre o tempo de execução, ao qual você pode determinar o tempo que desejar. Numa das redes que administro a prática que tomei foi de enviar todo conteúdo detectado como spam para uma conta especifica, onde fica armazenados caso algum usuário reclame do não recebimento de um determinado e-mail, assim fica mais fácil poder detectar qual está sendo a eficiência do serviço, você pode redirecionar para essa caixa e verificar diariamente e encaminhar para o destinatário caso necessário.
Se tiver interessado nessa solução posso te passar mais detalhes de como faze-la.
Espero ter esclarecido suas duvidas.
Abraços