Uma das maiores "pragas" ou que pelo menos o que incomoda muitos administradores de servidores de e-mail, são os SPAMs. Recentemente tive uma experiência de uma corporação de porte médio, onde em pouco tempo aumentaram os SPAMs de forma assustadora, o que me levou a pesquisar sobre o assunto e documentar para que possa ajudar mais pessoas que possam estar passando pelo mesmo problema.
Existem várias maneiras de controlar os SPAMs e ferramentas muito boas, algumas pagas e algumas livres.
Ambiente de instalação:
Conectiva 10
Postfix
Clamav (Com clamav filter)
Apesar do ambiente, tentarei ser o mais abrangente possível, pois iremos falar do Spamassassin na versão 2.63, uma ferramenta muito conhecida e utilizada por muitos.
Levarei em consideração de que o seu servidor de e-mail esteja funcionando e o clamav com o clamav filter também. Não entrarei em detalhes de configuração do Clamav e nem do Postfix neste artigo.
[2] Comentário enviado por solucoesnandor em 11/01/2007 - 11:58h
Olá dailson, ótima pergunta. Eu escrevi um artigo sobre esse assunto "Usuário Interagir com Spamassasin" ao qual pode ser encontrado nos respectivos endereços:
[3] Comentário enviado por aguifagundes em 18/05/2007 - 23:04h
Oi meu amigo usa o linux, mais ele nao esta conseguindo interagir com os contatos do msn hotmail, ele ve todos os contato off line, mais a gente ve ele on line... tbm ele so consegue ler suas os e-mail e enviar como ele pode estar arrumando isto???