tipoff
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/08/2024 - 09:59h
Percebem que tudo hoje na internet está virando praticamente um serviço de assinatura?
O YouTube é completamente inviável de se utilizar sem ter o plano premium. Mesmo utilizando bloqueadores de anúncio, o YouTube consegue detectar o uso e exibe um alerta.
Utilizar o YouTube sem assinar o premium é uma tortura. Propaganda em cima de propaganda, 30 segundos pra começar a assistir um vídeo!
Até serviços que já nasceram sendo pagos têm propagandas no meio. A Netflix é um exemplo: o plano mais barato exibe propagandas durante o filme, com o único propósito de forçar o usuário a pagar por um plano mais caro.
Quer ouvir música sem seguir os conselhos do Jack Sparrow? Pague por um plano mensal do Spotify que vai ficar tudo certo. Não há mais CDs/DVDs de músicas à venda! Mídia offline está ficando raro e de difícil acesso.
E pra piorar, já há boatos de que a própria Microsoft está considerando mudar o modelo de negócios do Windows, transformando-o em um serviço de assinatura mensal. Em vez de pagar por uma licença vitalícia, o usuário será cobrado mensalmente para utilizar o sistema operacional.
Programas de desktop também não fogem à regra! Muitos já estão sendo oferecidos como serviços de assinatura, com a opção de pagar anualmente ou um valor mensal. Softwares da Adobe é um exemplo.
Qual o sentido disso? A onde vamos parar?