hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 05/02/2018 - 13:46h
Sensacional esse relato que você está fazendo. É uma outra perspectiva que muita gente não conhece e que nem tem noção da viabilidade. As ferramentas de terminal são inúmeras e podem chegar a um grau de sofisticação (não confundir com complexidade) que muitas vezes supera ferramentas gráficas.
Confesso que fiquei curioso e estou considerando fazer uma experiência similar (vou caçar um pc antigo em casa ou talvez usar um raspberry). É legal abrir a cabeça pra essas coisas, ver que existem outras interações, que no passado eram a única opção, diga-se de passagem.
Uma das coisas que você falou e me chamou a atenção é a questão de como as páginas hoje em dia estão infestadas de javascript. O conteúdo, que é o mais importante, muitas vezes recebe menos atenção do que o formato, que deveria ser simples. Não tenho nada contra javascript, mas acho que ele é frequentemente usado com o propósito errado, deveria servir apenas para dar um pouco de interatividade, não pra transformar documentos em aplicações.
Relatos como esse são de utilidade pública e podem beneficiar até mesmo quem não quer ficar só no terminal (que obviamente não é muita gente), dando uma visão de como a simplicidade é algo bom, porque diminui as chances de erros, falhas de segurança ou quedas de desempenho.
Veja por exemplo os e-mails em texto simples: como seria bom se o html não tivesse se tornado um "padrão" para formatação de e-mails. Oferece brechas de segurança e o conteúdo pode ficar todo bagunçado para quem lê. Talvez se o markdown tivesse sido adotado com esse propósito, a situação seria outra.
Enfim, parabéns pelo trabalho que está fazendo e obrigado por compartilhá-lo aqui.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira