Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

13. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/07/2014 - 23:47h

Desde 2009 migrei totalmente para o Linux e somente em raras ocasiões uso o Windows.
Estranhamente, tenho hoje em dia mais dificuldades com o Windows que com o Linux, apesar de ter acompanhado os IBM-PC desde a época dos XT e de ter trabalhado com programação durante bastante tempo.
Na verdade não são propriamente "dificuldades", mas apenas "impaciência".
Experimente deixar de usar um computador com Windows durante dois meses e em seguida, num dia qualquer, dar um boot simplesmente para "fazer alguma coisinha" (entrar na internet, por exemplo) e entenderá a que me refiro.
Tem de ter paciência de Jó...
Minha filha usa Windows em sua casa e também no trabalho, e chega aqui em casa e usa o Linux numa boa: Entra na internet, faz planilhas, textos, grava mídia, assiste videos, etc. sem se embaraçar.
Só tem uma coisa: Como eu mudo muito de distro, ela reclama porque a cada hora "o Linux" que está na máquina é diferente...
Diferentemente dela, a maior parte das pessoas chega a entrar em desespero se a barra de funções apenas mudar de lugar.
Para essas pessoas "o Linux é difícil", embora o Windows quando muda de versão, também muda muitas coisas de lugar.
E os argumentos contra o Linux são os mais variados possíveis, e geralmente sem cabimento algum:
- "Estraga o computador";
- "É difícil";
- "Dá muito pau";
- "É pirata";
- "Não tem suporte";
- "É pesadão", etc.
Conheço um lugar onde se usa uma ERP que deve ser operada preferencialmente por leigos em informática. As pessoas que foram ensinadas inicialmente a trabalhar em ambiente Windows foram em seguida treinadas para usar a mesma ERP sob ambiente Linux, e se adaptaram muito bem.
Ocorreu que cerca de 2 anos após entrou uma turma de TI e detonou sumariamente o Linux alegando que "os usuários não conseguiam usar, não conseguiam fazer nada"...
Por seu lado, os usuários reclamavam dizendo que AGORA (no retorno ao Windows) estava mais complicado...
Vá-se entender...


  


14. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Paulo Jonathas
paulojhon

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/07/2014 - 00:08h

hrcerq escreveu:

Paulo,

Se vc está gostando do sistema, meu conselho é que continue usando. Eu uso linux em casa e no trabalho e já cansei de ouvir esse tipo de comentário, que linux não funciona, que dá trabalho e bla bla bla. Agora vai ver quantos desses comentaristas espertinhos já usaram linux. É muito fácil criticar um sistema que vc não conhece ou não está acostumado, mas somente quem já teve a experiência de usá-lo no dia-a-dia pode te dar um panorama do que realmente acontece com este sistema.

Ou seja, mesmo com tanta gente me torrando a paciência e tentando me convencer a largar o sistema que escolhi (e os motivos pra isso eu não sei quais são), continuo usando e sem arrependimentos.


É bem legal ser respondido pela galera aqui no forum, você sente que não está sózinho! hehehe


15. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 17/07/2014 - 00:44h

paulojhon escreveu:

É bem legal ser respondido pela galera aqui no forum, você sente que não está sózinho! hehehe


Exatamente, porque o Viva o Linux é bem uma comunidade mesmo, e essa é uma característica que vejo mais presente entre os usuários do Linux do que entre os usuários de Windows. É um espírito de colaboração, de apoio, etc.


16. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Paulo Jonathas
paulojhon

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/07/2014 - 00:48h

mano passa teu email ae! ^^


17. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 17/07/2014 - 07:14h


Teixeira escreveu:
- "Estraga o computador";
- "É difícil";
- "Dá muito pau";
- "É pirata";
- "Não tem suporte";
- "É pesadão", etc.


Olha, minha opinião, Linux está crescendo, já cresceu e muito, em relação a anos atrás. Metade dos usuários aqui do VOL, estão aqui de 2011 para cá.

A pessoa compra o micro com Linux, liga, olha. e fala "que legal" e começa a usar,ou a tentar usar. Infelizmente, muitos desses micros estão vindo com Distros pouco conhecidas ou com versões antigas de Mandriva, e sabemos que trabalhar com linux antigos é difícil, mormente para o Iniciante.

Os arqumentos que o Teixeira fala acima, eram muito mais comuns antigamente que hoje: Hojemuitos já sabem que Linux "não dá Pau", "não é tão difícil", e "é leve e rápido". Mesmo com KDE, é muito mais rápido que Windows 7. Sôbre a impaciência do Teixeira, eu também tenho.

Quando tenho que usar Windows,nas poucas vêzes que uso, eu acho lento e moroso! Parece que vai levar 500 anos para carregar alguma coisa, 500000 atualizações de patchs de segurança e verificadores, enquanto i importante, que é a atualização dos aplicativos, o usuário tem que fazer. Ex se eu quiser o meu Media Player novo, eu tenho de procurar ele, baixar e instalar...

E Linux? Distros Rolling Release,como as que uso. quando o abro o KDE, é o último KDE, o mais novo, seeu abro meu SMPlayer, meu Amarok, é o mais novo etc...

Suporte? algumas distros tem, e aqui no VOL, por exemplo, o usuário sempre tem suporte.

Na minha opinião,Linux tá crescendo sim, e vai crescer e ficar cada vez mais fácil. Talvez não seja o principal SO no Desktop, mas já nos servidores, no Apache etc... Até nos portáteis! Android é Linux.

Sôbre dificuldade? Olha, ninguém sabe dirigir se não tentar... Ninguém nasce sabendo Física Nuclear... usuário final de Windows também só usa Office e navega na Net.

Eu ví uma vez, numa loja perto da minha casa (lembro até hoje, faz anos, mas fui comprar uma placa de vídeo, eu já usava Linux), tinha um Cara, Advogado. Levou o micro na assistência para que? para tirar um vírus. Não foi nem para instalar um antivírus,mas para rodá-lo.

Dificuldade com Linux? Ninguém nasce sabendo. Quando comecei a usar Linux, eu "quebrei" meu Sabayon 6 vêzes e o Gentoo, 8. De ter de reinstalar tudo. Agora? estou tão prático que meu Sabayon (este) é rolado desde a versão 5.2 (tá na 14.07), tem uns 4 anos ou mais. Meu Gentoo? 3 anos que não preciso reformatar..

A Comunidade, e ajuda? Aqui é uma das maiores, e algumas distros como Ubuntu, como Mint,Mageia tem Comunidades grandes e atuantes. Eu costumo ajudar ou tentar ajudar,usamos software livre,não custa nada para nós.

Até com a Distro que uso eu colaboro. Não sou profissional de TI, mas sou um dos tradutores do Sabayon Linux e do Firefox e do MATE. Do Firefox, é porque fui tradutor e usuário de Navegador Netscape por muitos anos.




18. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 17/07/2014 - 07:32h

Sôbre todos os Linux necessitarem de Internet. Depende. Em Linux você tem escolha.
Pegue uma Distro muito grande, tipo OpenMandriva ou openSUSE em DVD, Sabayon KDE.
Tem muita coisa pré-instalada, dá para usar sem Net.
Mas hoje, quase não se faz mais nada em micro,sem Internet.


19. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/07/2014 - 08:50h

shoujo escreveu:

Olá pessoal, eu tenho pensado muito a respeito do linux em todos os aspectos, e queria ver as opiniões de vocês.


Qual motivo o linux não cresce em várias áreas?

-Os usuários de hoje em dia não sabem nada, nem no windows, eles
não sabem instalar uma impressora, eles não sabem instalar um programa, a única coisa que eles sabem fazer: mecher no microsoft office.


Eu vejo vários motivos pelos quais isso não acontece, graças a experiencia que tive ao tentar implementar o linux na empresa onde trabalho, no final irá voltar pro windows.

Ponto mais critico: impressora. O gerenciamento do cups não é nada agradavel pro usuario comum.

2 Ponto mais critico: libreoffice. O libreoffice, apesar da compatiblidade com microsoft office, desconfigura tudo, e isso estressa as pessoas.

São extensos os problemas que tive na empresa, se for citar tudo vai ficar muito extenso, mas pelos pontos criticos podem ver que pra empresa não foi uma boa experiencia.
Mesmo eu tendo conhecimento e sabendo resolver tudo, isso acabou fazendo a empresa ter uma dependencia muito grande da minha pessoa, isso não foi bom.

Concluindo minha opinião: o linux não cresce porque o usuário comum não quer aprende-lo, e mesmo os que mostram entusiasmo ao ver tantos problemas acabam por desistir.
O linux é para usuários como eu, que gosta do sistema, e que tem o conhecimento para manuseá-lo.

Realmente, enquanto as pessoas contiuarem só gostando do microsoft office, e a microsoft nao liberar o office pra linux, enquanto o linux tiver instalacao de programas dependente da internet, enquanto nao for criado uma distro que não precise de um terminal nunca para qualquer coisa, o linux não avançará pelo seguinte motivo: o usuário comum é e sempre será acomodado, e gostará de ser acomodado.

Enfim, qual a opinião de vocês?


1. Porque exigir compatibilidade do LibreOffice com o Microsoft Office? Ora, faça tudo no LibreOffice. O problema são os documentos legados, mas basta começar a usar apenas o LibreOffice que os problemas se acabam.

2. Linux é diferente, apenas isso. Ensine o usuário a usar e ele vai usar sem te chatear. Treinamento é sempre muito importante.

3. Certamente você pode ter escolhido o Refisefuqui OS Linux 4.6 Super Edition, que apesar de ser famoso entre os usuários de Linux irá acabar por trazer mais problemas do que se estivesse usando a distro original. Além disto, há muita informação sobre a distro original, e quase nenhuma sobre a refisefuqui escolhida.


20. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 21/07/2014 - 19:18h

bilufe escreveu:

shoujo escreveu:

Olá pessoal, eu tenho pensado muito a respeito do linux em todos os aspectos, e queria ver as opiniões de vocês.


Qual motivo o linux não cresce em várias áreas?

-Os usuários de hoje em dia não sabem nada, nem no windows, eles
não sabem instalar uma impressora, eles não sabem instalar um programa, a única coisa que eles sabem fazer: mecher no microsoft office.


Eu vejo vários motivos pelos quais isso não acontece, graças a experiencia que tive ao tentar implementar o linux na empresa onde trabalho, no final irá voltar pro windows.

Ponto mais critico: impressora. O gerenciamento do cups não é nada agradavel pro usuario comum.

2 Ponto mais critico: libreoffice. O libreoffice, apesar da compatiblidade com microsoft office, desconfigura tudo, e isso estressa as pessoas.

São extensos os problemas que tive na empresa, se for citar tudo vai ficar muito extenso, mas pelos pontos criticos podem ver que pra empresa não foi uma boa experiencia.
Mesmo eu tendo conhecimento e sabendo resolver tudo, isso acabou fazendo a empresa ter uma dependencia muito grande da minha pessoa, isso não foi bom.

Concluindo minha opinião: o linux não cresce porque o usuário comum não quer aprende-lo, e mesmo os que mostram entusiasmo ao ver tantos problemas acabam por desistir.
O linux é para usuários como eu, que gosta do sistema, e que tem o conhecimento para manuseá-lo.

Realmente, enquanto as pessoas contiuarem só gostando do microsoft office, e a microsoft nao liberar o office pra linux, enquanto o linux tiver instalacao de programas dependente da internet, enquanto nao for criado uma distro que não precise de um terminal nunca para qualquer coisa, o linux não avançará pelo seguinte motivo: o usuário comum é e sempre será acomodado, e gostará de ser acomodado.

Enfim, qual a opinião de vocês?


1. Porque exigir compatibilidade do LibreOffice com o Microsoft Office? Ora, faça tudo no LibreOffice. O problema são os documentos legados, mas basta começar a usar apenas o LibreOffice que os problemas se acabam.

2. Linux é diferente, apenas isso. Ensine o usuário a usar e ele vai usar sem te chatear. Treinamento é sempre muito importante.

3. Certamente você pode ter escolhido o Refisefuqui OS Linux 4.6 Super Edition, que apesar de ser famoso entre os usuários de Linux irá acabar por trazer mais problemas do que se estivesse usando a distro original. Além disto, há muita informação sobre a distro original, e quase nenhuma sobre a refisefuqui escolhida.


1 -> Não, pelo contrário, eu pedi que modificassem os documentos para o libreoffice, porém isso gera problemas, vários documentos estavam tão desconfigurados que não tinham mesmo como consertar, e outra coisa, há pessoas(funcionários) ou clientes, que precisam receber documentos(pessoas tais que só usam windows).

2 -> O treinamento foi feito, no qual metade das pessoas se adaptaram bem, os problemas maiores não foi as pessoas se adaptarem, e sim os atrasos que a impressora teve em relação ao sistema, lentidão para imprimir, travamento de filas, etc.

3 -> O Linux usado foi o debian oficial, ou seja uma distro bem original, porém percebi que o debian não tem as facilidades que ubuntu gera, e migrei pro linux mint, foi melhor aceito. Mesmo assim a configuração de uma impressora apesar de ser simples, o compartilhamento é bugado, e tem uma certa complexidade para funcionar..

Enfim eu tenho conhecimento para revolver todos esses problemas, mas a questão foi: e se algo acontecesse comigo? eu não posso garantir suporte 24 horas pra empresa, e se ninguém mais tem o conhecimento para dar suporte, fica complicado.


21. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 21/07/2014 - 19:53h

WINDOWS RULES!!!

Que é que vocês querem usando Linux?

Que coisa mais antiga usar Linux.

Eu pensava até ontem que nem fabricavam mais esse tal de linux.


22. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Igor Morais
igormorais

(usa Gentoo)

Enviado em 21/07/2014 - 20:07h

Buckminster escreveu:

WINDOWS RULES!!!

Que é que vocês querem usando Linux?

Que coisa mais antiga usar Linux.

Eu pensava até ontem que nem fabricavam mais esse tal de linux.


rsrsrsrs Ouço isso de 5 em 5 minutos.
Porém consegui instituir o Linux quase por completo aqui em casa. Dos 4 computadores, 2 nots rodam Linux(Ubuntu, Manjaro), meu PC roda o Slackão e o do meu pai ainda resiste no win7.
Já convenci alguns amigos da universidade a no mínimo fazer um dual-boot, mas sempre enfrenta-se muita resistência.
As pessoas têm um misto de comodidade e preguiça de aprender. Até mesmo um Mint que já vem praticamente pronto é visto com maus olhos.
Enfim, nós os usuários de GNU/Linux temos que cumprir nosso papel, não dá pra obrigar ninguém a nada e nem é esse o objetivo e sim propagar o software livre e open-source da melhor forma possível.


23. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/07/2014 - 09:40h

shoujo escreveu:

bilufe escreveu:

shoujo escreveu:

Olá pessoal, eu tenho pensado muito a respeito do linux em todos os aspectos, e queria ver as opiniões de vocês.


Qual motivo o linux não cresce em várias áreas?

-Os usuários de hoje em dia não sabem nada, nem no windows, eles
não sabem instalar uma impressora, eles não sabem instalar um programa, a única coisa que eles sabem fazer: mecher no microsoft office.


Eu vejo vários motivos pelos quais isso não acontece, graças a experiencia que tive ao tentar implementar o linux na empresa onde trabalho, no final irá voltar pro windows.

Ponto mais critico: impressora. O gerenciamento do cups não é nada agradavel pro usuario comum.

2 Ponto mais critico: libreoffice. O libreoffice, apesar da compatiblidade com microsoft office, desconfigura tudo, e isso estressa as pessoas.

São extensos os problemas que tive na empresa, se for citar tudo vai ficar muito extenso, mas pelos pontos criticos podem ver que pra empresa não foi uma boa experiencia.
Mesmo eu tendo conhecimento e sabendo resolver tudo, isso acabou fazendo a empresa ter uma dependencia muito grande da minha pessoa, isso não foi bom.

Concluindo minha opinião: o linux não cresce porque o usuário comum não quer aprende-lo, e mesmo os que mostram entusiasmo ao ver tantos problemas acabam por desistir.
O linux é para usuários como eu, que gosta do sistema, e que tem o conhecimento para manuseá-lo.

Realmente, enquanto as pessoas contiuarem só gostando do microsoft office, e a microsoft nao liberar o office pra linux, enquanto o linux tiver instalacao de programas dependente da internet, enquanto nao for criado uma distro que não precise de um terminal nunca para qualquer coisa, o linux não avançará pelo seguinte motivo: o usuário comum é e sempre será acomodado, e gostará de ser acomodado.

Enfim, qual a opinião de vocês?


1. Porque exigir compatibilidade do LibreOffice com o Microsoft Office? Ora, faça tudo no LibreOffice. O problema são os documentos legados, mas basta começar a usar apenas o LibreOffice que os problemas se acabam.

2. Linux é diferente, apenas isso. Ensine o usuário a usar e ele vai usar sem te chatear. Treinamento é sempre muito importante.

3. Certamente você pode ter escolhido o Refisefuqui OS Linux 4.6 Super Edition, que apesar de ser famoso entre os usuários de Linux irá acabar por trazer mais problemas do que se estivesse usando a distro original. Além disto, há muita informação sobre a distro original, e quase nenhuma sobre a refisefuqui escolhida.


1 -> Não, pelo contrário, eu pedi que modificassem os documentos para o libreoffice, porém isso gera problemas, vários documentos estavam tão desconfigurados que não tinham mesmo como consertar, e outra coisa, há pessoas(funcionários) ou clientes, que precisam receber documentos(pessoas tais que só usam windows).

2 -> O treinamento foi feito, no qual metade das pessoas se adaptaram bem, os problemas maiores não foi as pessoas se adaptarem, e sim os atrasos que a impressora teve em relação ao sistema, lentidão para imprimir, travamento de filas, etc.

3 -> O Linux usado foi o debian oficial, ou seja uma distro bem original, porém percebi que o debian não tem as facilidades que ubuntu gera, e migrei pro linux mint, foi melhor aceito. Mesmo assim a configuração de uma impressora apesar de ser simples, o compartilhamento é bugado, e tem uma certa complexidade para funcionar..

Enfim eu tenho conhecimento para revolver todos esses problemas, mas a questão foi: e se algo acontecesse comigo? eu não posso garantir suporte 24 horas pra empresa, e se ninguém mais tem o conhecimento para dar suporte, fica complicado.


Ah, e todo mundo é técnico em Windows na sua empresa? Me poupe! Por aqui, até um probleminha de copiar arquivos sou eu que tenho que resolver, pois mesmo ensinando todos os dias parece que ninguém aprende.


24. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 24/07/2014 - 19:07h

bilufe, eu não disse que as pessoas na empresa são técnicos, porém eles tem windows em casa, e sabem mecher no word, sabem compartilhar uma impressora.. foi isso que me questionaram :(

ao contrário as pessoas tem dificuldades no libreoffice, elas não usam linux em casa(ai vai faltar o costume), não sabem compartilhar uma impressora etc.

vc gostando ou nao, eu gostando ou não, nós linuxistas temos que aceitar que o windows é mais trabalhavel(quando se trata do usuario comum).

Do meu ponto de vista eu vejo assim:

Windows x Linux

para usuarios de trabalho> Windows é mais facil de trabalhar.

para usuarios de casa> windows tem mais programas e mais recursos.

para tecnicos> windows é mais facil de configurar, porem conseguem fazer o mesmo no linux com dificuldades.

para tecnicos experientes> o linux oferece mais ferramentas de controle de rede, tem melhores condicoes pra tudo, isso porque estes já aprenderam a usar.

para desenvolvedores> depende do gosto nas linguagens, para alguns o windows oferece mais recursos, para outros é o linux(esse é meu caso, o linux pra desenvolvimento eu acho bem melhor).

Enfim, eu prefiro linux pq eu desenvolvo, pq eu controlo redes, por vários motivos.

Mas em uma empresa depende muito dos funcionários, e a grande maioria é mais forte(usuarios windows)
:(



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts