eduardo
(usa Linux Mint)
Enviado em 08/05/2008 - 15:42h
Chego 7:35 no trabalho, como sempre, o primeiro a chegar. Vou ao banheiro, estou lá tirando a água do joelho quando começa a tocar o telefone. Acabo e vou correndo para atender. O cliente me diz:
- O que está acontecendo que estou sem internet?
- Espero um pouquinho que meu pc tá ligando agora e ai eu já vejo isso.
- Tá bom, me liga depois então.
Meu pc liga e tento pingar o ip do cara. Nada. Ligo pra ele.
- Olá, você poderia fazer um teste? Tente pingar o servidor.
Explico com se pinga. Dá esgotado o tempo limite. Como eu esperava, problema no modem ou na Brasil Telecon.
- Olha, a princípio o servidor está ok. O problema deve estar no modem ou no link de vocês. Você já tentou reiniciar o modem.
- Sim, já reiniciei tudo aqui. Mas NÃO é problema no modem. Semana passada aconteceu a mesma coisa e o Fulano (meu chefe) veio aqui, mexeu em algumas coisas e fez funcionar (detalhe: aquela vez ele foi pra configurar o modem pq havia sido desconfigurado). O problema é no servidor (e quer vir ensinar o padre a rezar a missa).
- Certo, mas se você consegue pingar o servidor a comunicação ai está ok. Eu não consigo pingar o modem de vocês, logo, ele está fora do ar. Você pode tentar pingar o site do terra. Você não irá conseguir.
- Mas não tem problema no modem. As luzes estão ligadas e tudo. Só a data está desligada.
- Exatamente. O problema está no link de vocês. Tente pingar o mod....
- O modem tá bem. Quando o Fulano chegar passa isso pra ele e diz pra ele me ligar.
- Tudo bem.
Boa maneira de começar o dia.
Quando meu chefe chegou, o cliente ligou.
Ai ele teve que explicar tudo e convencer o cara que aquela vez era só configuração do modem e dessa vez era o link adsl que estava fora.
O pior é que o cara achava que sabia.