Pasta /home com o ícone de cadeado

13. Re: Pasta /home com o ícone de cadeado

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 25/11/2013 - 14:20h

Mano, você já fez a [*****] mais federal do planeta com o
 # chmod -R 777 /home 

O usuário comum não deve, não pode e não vai acessar esse diretório mesmo, ele é para uso exclusivo do root! O seu diretório de usuário, ou sua home de usuário (se você preferir essa terminologia enganosa), é /home/usuario (ou /root, se você estiver pensando no root).

Bem, você disse que sua /home está em uma partição à parte, certo? Então faça backup de todos os diretórios de usuário, formata essa [*****] com o mesmo sistema de arquivos que você estiver usando, e então crie um diretório para cada um dos usuários do computador. Após isso, chown -R neles! Tudo isso deve ser feito como root, ok?
Suponho que você queira um exemplo. Imagine que em seu computador tem três usuários: filho, da, e [*****]. Em /home vai ter três diretórios (pode ter mais, mas que se dane, só precisamos mesmo desses três): /home/filho, /home/da, /home/[*****]. Faça backup dos arquivos em cada um desses diretórios, formate sua /home (pois está em partição separada, certo?) e então recrie os diretórios filho, da, e [*****]. Depois rode:
# chown -R filho:filho /home/filho
# chown -R da:da /home/da
# chown -R [*****]:[*****] /home/[*****]

Sacou?

Depois de recriar os diretórios, simplesmente reinicie a máquina. Após isso, logue pelo menos uma vez com cada um dos usuários que você fez backup e restaure os arquivos. Rode os chown -R mais uma vez, só para garantir.

Depois disso, o problema continua?


  



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts