albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 27/04/2013 - 08:32h
Izabel, procura por rapidez e robustez.
Um pequeno resumo.
Arch, Gentoo e Sabayon tem foco em performance, velocidade... Já Ubuntu, Mint, são voltados para usabilidade.
Os ambientes gráficos. o E17 e o XFCE são intermediários, entre o rápido e o cheio de recursos, já KDE e GNOME3 são bem completos mas são mais pesados.
Ambientes gráficos mais levas: MATE, LXDE, Openbox, FluxBox e Window Maker.
Se vc quer um Linux rápido para fazer suas simulações, tente o Arch ou o Sabayon, com MATE ou Fluxbox, sem muitas firulas e efeitos 3D.
Vantagem tanto de Arch como de Sabayon é a compatibilidade com múltiplos ambientes gráficos, isto é vc pode instalar uma versão com MATE e se quiser depois cololcar Compix, KDE, Kwin etc... e usar os dois ambientes, hoje abre a sessão em MATE, amanhã em KDE etc...
Eu gosto assim, vários ambientes gráficos. Geralmente eu uso KDE, mas hj por exemplo, esta sessão é GNOME2 com Compiz,e na faculdade ontem eu usei MATE e WindowMaker.
Meus Sabayons são assim,múltiplos ambientes gráficos.
e mesmo no Gentoo, onde eu uso geralmente só XFCE, há possibilidade de colocar outros ambientes gráficos junto. Só que o gentoo é demorado para instalar pq ele é muito manual e de compilação pura, total.
No caso de Sabayon, há várias ISOs, com ambientes principais diferentes e vc pode escolher a que quiser.
Outras possibilidade seria usar Gentoo, Debian ou Slackware, "personalizáveis" só para aquilo que vc quer, isto é invés de instalar um Slackware com KDE, instale com um MATE levinho, ou com um WindowMaker mais leve ainda.