Hank
(usa Ubuntu)
Enviado em 04/09/2016 - 15:01h
ricardogroetaers escreveu:
Que arquivos são esses? São arquivos de dados de programas específicos que só existem no Windows? Se forem arquivos comuns de texto, de planilhas, de apresentações, de vídeos, de figuras etc, eles podem ser manipulados normalmente por programas equivalentes para Linux.
...
Ricardo, obrigado pela ajuda.
Meu objetivo no momento é aprender a usar virtualização.
É mais por curiosidade, mas me parece uma boa solução para o hardware cada vez mais parrudo que surge a cada dia. O que você acha?
A título de treinamento, resolvi baixar o backup de um velho XP numa máquina virtual e tentar dar boot nela.
A ideia inicial foi a de usar uma terceira partição livre em um SSD para o Ubuntu, mas, como previram o tomatebg e o Mauriciodez, 37 GB foram muito pouco.
(Pretendo fazer um teste usando a primeira partição (XP) como um disco virtual. Não sei se isso é possível, mas, nesse caso, 37 GB pro Ubuntu seriam suficientes.)
Formatei então o disco deixando os 120 GB inteiros pro Ubuntu. E coloquei a /home em um HD só pra ela.
Consegui baixar o backup. Levou mais de duas horas. Só que não deu boot.
Mudei a definição do disco virtual (de VDI para VHD), criei uma partition table nova nele, rodando um live CD na máquina virtual, e o backup está rodando. Toc toc toc!
Com relação a outros pontos citados por você:
a) já baixei drivers para tentar rodar o XP na minha placa mãe. Não funcionou. A grande maioria roda algum tempo e termina emitindo uma mensagem de que não se aplica àquela placa.
b) quanto à mexer no setup do BIOS, é uma ótima lembrança! Me esqueci disso. Vou fazê-lo no próximo teste. Pode até ter sido esse o motivo de não ter dado boot.
ET. O backup terminou e tentei dar um boot. Deu tela azul. É um progresso em relação à situação anterior! Vou ver se acho aonde mexer no Bios Setup para resolver isso.
c) também uso o W7 e não gostei nada dos sucessores. Vou usá-lo até quando der.
d) o XP é usado mais para testes. Seu valor é mais sentimental
Obrigado e um abraço.