andremarques
(usa Fedora)
Enviado em 24/11/2019 - 07:46h
N1vBruno escreveu:
clodoaldops escreveu:
-quem não deseja usar essa "novidade" basta continuar com o 18.04-lts com distribuição principal que terá suporte até abril/2023
Pela parte do
e, quando tiver certeza de que é sólido, será lançada para lançamentos estáveis, começando pelo disco e depois pelos LTSes.
Eu entendi que vai ser implementado no Disco Dingo (19.04) e depois para todos os LTS. Já que seria implementado numa versão passada (19.04), acho que isso incluiria o 18.04 LTS, mas é só suposição minha.
Realmente isso não é novidade, já estava anunciado há anos até, salvo engano. Mas não deixa de ser... inquietante, talvez.
Alguém sabe se o snapd pode ser removido do sistema ou se quebraria tudo? Se o remover e tentar instalar o Chromium, ele puxaria o snapd como dependência agora?
O plano deles é fazer isso para todas as versões, o Chromium já não existe mais em versão APT. Há inclusive boatos que eles querem fazer o mesmo com Firefox e todo e qualquer programa que atualize muito, por pura preguiça de ter que reempacotar várias vezes num tempo curto. Snap é a solução do preguiçoso, por isso tem se tornado tão popular e por isso que os devs (tbm preguiçosos) amam tanto.
E já vi gente falando que "os repositórios deveriam acabar"... Pouco a pouco, essas ideias malucas vão acabando com a essência do Linux.
Sobre a remoção, sim pode ser removido normalmente aparentemente AGORA, mas não na 18.04 LTS. O problema é que podem VIR a acontecerem bugs na GNOME SOFTWARE e você ficará limitado em pacotes já que tudo hoje em dia querem entrar via snap. A pessoa acaba ficando presa num encruzilhada.
Se você remover o suporte a snap (snapd) e tentar instalar o chromium, aparentemente (pq não testei pra ver), ele instala o suporte a snap e puxa o Chromium como snap via apt... Um mero symlink.