Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 10/06/2012 - 05:03h
Se tiver uma máquina mais "fortinha", usa o Suse. Parece que todo mundo começa pelo Ubuntu, acho que porque é o que mais aparece em mecanismos de busca (pai-google), mas não tem nem comparação. O centro de Controle do Suse faz inveja a qualquer sistema que exista, as configurações pra compartilhamento em ambientes Windows é totalmente automática, e é a única distro que já usei que virtualmente NUNCA coloca nos repositórios pacotes que, depois de instalados, precisem de quaisquer configurações manuais. Sem contar quer é o ambiente gráfico KDE por padrão, que além de muito mais bonito e dinâmico merece comentários a parte: sempre que se instala o KDE em qualquer sistema, costuma-se ter alguma dores de cabeça que não existem nos ambientes gráficos Gnome ou Unity (a política do KDE de testar via usuários é um porre!) Já no suse isso não acontece: o KDE é configurado PARA o Suse. Mas, como eu disse acima, é um cadim mais pesado que o Ubuntu; precisa de máquina mais "atual".
P.S: procura pela net quanta gente você vê em fóruns fazendo preguntas sobre como funcionar algo no Ubuntu,e depois procura sobre o Suse. ;) Num geral, é uma grande minoria de usuáriuos que começam pelo Suse que precisam de alguma ajuda em algum fórum. Pessoalmente, nunca precisei de informação nenhuma de fórum nenhum ao usar o Suse (a primeira tá postada agora, sobre um detalhe: algumas partes de alguns menus em inglês).
Desde antes de computadores chegarem aos lares, desde antes de existir microsoft, desde antes de sistemas serem usados por alguém mais que multinacionais e governos, quem cuidava dos sistemas e das informações era a Novel.