elgio
(usa OpenSuSE)
Enviado em 29/01/2008 - 15:32h
É que se o proxy NÃO É TRANSPARENTE, as requisições não saem da máquina destinadas a porta 81, mas sim sempre a porta 3128.
Ai ou a solução do julinhoramones naquela bizarra (porque eu não conhecia) configuração do squid funciona ou ele vai ter que mudar muitas coisas na sua rede:
1) Mudar para proxy transparente.
Mas é complicado e não sei se ele quer. Ao migrar para proxy transparente ele vai precisar ter o roteador funcionando corretamente, possivelmente com NAT. Com proxy não transparente isto não é necessário se o proxy estiver na mesma rede dos clientes. Ainda os clientes irão precisar de DNS. Talvez já tenha, mas proxy NÃO TRANSPARENTE não precisa de DNS. Ele é bem burro: qualquer coisa que se digita na URL ele envia para o ip do proxy. Quem precisa de DNS é o proxy mas não os clientes.
Nesta solução, ai sim, vai precisar mexer MUITO em sua estrutura, seja iptables, dns, enfim...
Além de que com proxy transparente ele perderá autenticação de proxy (se tiver) e HTTPS proxiado (terá que ser apenas NAT).
2) ver se no navegador não tem alguma opção de por uma excessão: não realizar proxy para porta 81. Mas ainda assim ele precisará de DNS para resolver o nome.
Eu insistiria na solução de configuração do squid. Parece o caminho mais curto e fácil. Como disse, eu NÃO CONHEÇO estes parâmetros do squid mas o amigo que postou a dica parece conhecer bem. Vale ser tentado.