Falta de repositórios

13. Pacotes TGZ

Eliton Claus
internero

(usa Slackware)

Enviado em 05/10/2005 - 08:37h

Bem.. a idéia de montar um repositório de pacotes Slackware não me é nova.

Acontece que, como não há controle algum sobre as dependências, isso fica extremamente complicado pois, como citado, para instalar o amule você necessariamente precisa do wx e assim por diante.

Vejo que não podemos _fugir_ da idéia base da distro. Só que isso não implica num impedimento para que pacotes compilados -- ou mesmo SlackBuilds, por que não? -- possam ser disponibilizados de uma forma organizada e, acima de tudo, confiável.

Penso que para a maior parte dos slackers _velhos de guerra_ seja mais interessante SlackBuilds a pacotes compilados. Já para os mais novos, pacotes são perfeitos - daí o sucesso do linuxpackages.net.

Ao meu ver podemos sim unir esforços e começar a estruturar um trabalho para que SlackBuilds sejam disponibilizados. A partir disso, creio que os pacotes automaticamente comecem a surgir.

Eu tenho contato com um pessoal aqui do interior de SP onde moro que está com essa iniciativa em mente. Se for o caso, podemos criar uma lista de discussão e começar a dividir os trabalhos.

O que acham?


  


14. concordo em partes

Marcos Carvalho
marquito

(usa Slackware)

Enviado em 05/10/2005 - 11:54h

pra falar a verdade qdo se esta com pressa de levantar um servidor se já tiver todos pacotes .tgz ficaria muito mais facil e rapido...
porém se vc fez isso uma vez, pode criar os pacotes e deixa-los guardados na sua propria maquina ou cdrw/dvd, qdo precisar montar outros sevidores, vc já tem todos pacotes necessários...

esse é um projeto muito interessante, mas tem q ver se vale a pena o trabalho... vc ñ precisa compilar pacotes em um pentium 100... pode criar num equipamento melhor e depois instalar nele... como foi dito fora a confiança de se instalar pacotes prontos do linuxpackages...

mas se todos estiverem afim, pode contar comigo que estarei disposto a ajudar...

[]'s


15. Re: Falta de repositórios

Jarno Trulli
Jarnotrulli

(usa Slackware)

Enviado em 06/10/2005 - 10:01h

Tem algo no Slackware que eu sou totalmente a favor: o pacote é apenas um arquivo .tgz, e nada mais. Isto é praticamente uma filosofia única desta distro (bem, até onde eu saiba a que mais chega perto disto é o Gentoo, que usa o EMerge pra compilar os pacotes). Quanto a isto eu não mudaria (bem, como um defensor da portabilidade extrema, sou meio suspeito pra falar...).
Talvez o problema é justamente a falta de checadores de dependências. Mas isto é possível resolver de um modo mais ou menos fácil: um script que, dado um certo pacote, determina todas as suas dependências. Ou então, colocar um arquivo-texto com extensão .dep (de dependências) em cada pacote, e um script que verifica quais dependências deste arquivo estão instaladas e quais não estão, e quais precisam de um update...
Claro, o trabalho vai ficar "com este lado" do grupo, e não com o usuário. Mas quem será o usuário que vai encarar a idéia de passar duas semanas compilando e fazendo checkinstall?

Bem, é apenas uma idéia, e precisa de suas melhorias...


16. repositório de pacotes

Vagner Rodrigues Fernandes
vagnerd

(usa OpenBSD)

Enviado em 07/10/2005 - 09:22h

Seria legal criar um repositório de pacotes para o slackware.
Se eu estiver errado me corrigam, eu participo de algumas listas de seguranca incluvise a "Slackware Security" e percebi que esta ocorrendo certo atrazo para a atualizacoes dos pacotes do slackware-current.
Um exemplo eh o pacote do cvs no slackware-current consta o pacote cvs-1.11.20 jah no site www.nongnu.org/cvs/ o cvs se encontra na versao cvs-1.11.21


17. Re: Falta de repositórios

Paulo Roberto Candido dos Santos
technomancer

(usa Gentoo)

Enviado em 07/10/2005 - 12:59h

Technomancer se apresentando como voluntario no projeto :P


18. alistando!!!

Raphael Silva Bastos
coffnix

(usa Funtoo)

Enviado em 23/03/2006 - 14:14h

estou me alistando como voluntário.

chemonz@linuxmail.org é o meu msn e email.


contem comigo!


abraços


19. Pode contar comigo

Fernando Xavier
nandogimenes

(usa Debian)

Enviado em 12/05/2006 - 19:34h

AQe galera eu topo ajudar no que for preciso, slackware foi a unica distribuição q me incentivou a entrar no mundo open-source.


20. .DEP

André Vitor Matos
andre.vmatos

(usa Arch Linux)

Enviado em 22/06/2006 - 22:40h

Essa idéia de arquivos textos .dep dentro dos pacotes não é nova, mas tem o meu apoio. A filosofia eh simplificar, né?! Nada mais simples do que um arquivo texto dentro dos packs contendo a lista das dependencias e versões. Eu acho uma idéia ótima, facilitando tudo, inclusive a segurança. Tenho certeza d q, se engajar, essa idéia pode ficar superfamosa no mundo todo, e levar o Patrick a incluir nossa idéia na distro. Já pensou?! Podemos ser protagonistas de uma nova mania mundial!!! HeHe.
Ah, essa história de SuperRepositório: EU TO DENTRO!


21. o que O Cara vai dizer?

sombriks
sombriks

(usa Slackware)

Enviado em 24/06/2006 - 00:20h

Gente de pouca fé!

vcs já ouviram falar de slack-depend?

E não lhes ocorre por que motivo os Slack-Users são maioria aqui? Por que diabos o que funciona no slackware funciona em qualquer lugar?

Um pacote bem contruído (embora isso de bem construído se resume a funcionar, :D ) deve sim informar suas dependências, mas APENAS informar. Deixar um software fazer o trabalho do Admin é se voltar para a filosofia Debian e reduzir o controle da distro a um grupo reduzido de colaboradores. Além de ser uma distro de um homem só, o Slackware é também a distro que não faz nada por você, de forma que a última coisa que ela vai de fato fazer é atrapalhar a sua vida. quem já deu um lsmod num Ubuntu e o mesmo comando no Slackware deve saber do que eu estou falando. Imagine montar um server de produção com um filho-do-debian, ou debiãn, como um professor amigo meu diz, :D

Ser slacker é ser de fato livre. não é só não depender de um instalador, ou de uma lib que não está instalada, é bem mais que isso. É estar em sintonia com a proposta do FreeSoftware quando eles falam de não subtrair do usuário o contato com o desenvolvimento. Porque se vc sabe Red Hat, vc sabe Red Hat. Se vc sabe Debiãn, vc sabe Debian. Mas quando vc sabe Slackware, vc sabe Linux de verdade, e não um conjunto reduzido de ferramentas facilitadoras.

Portanto, antes de sairmos reclamando da falta de repositórios (aliás, se não tem nenhum rep, que diabos são aqueles trocentos links na página do Slackware? e os Torrents???) ou nos maldizermos porque teremos de resolver dependências manualmente, devemos nos lembrar que nós é que escolhemos Slackware, e o fizemos porque o nosso interesse é saber o que de fato acontece por trás do nosso sistema, pelo menos foi isso que me levou a abandonar a outra plataforma e começar a minha vida de linuxer.

Slackware quer dizer slack software, ou software preguiçoso, pois ele não faz nada por você. em consequência o verdadeiro Slacker acaba por aprender ao menos o que vem a ser um compilador, e nos casos onde realente existe a sintonina com a filosofia nós temos criaturas capazes de descrever com detalhes cada uma das tecnologias envolvidas no funcionamento das engrenagens que nós conhecemos por computador.

é isso o que eu penso e se fosse diferente o Cara iria reclamar, :D

ps: o Patrick é conhecido apenas, "only as The Man", :P


22. Me sinto INDEPENDENTE quando resolvo uma DEPENDENCIA

Scorpion
escorpion

(usa Slackware)

Enviado em 12/09/2006 - 11:07h

Tbem sou de acordo de que os usuarios Slack sabem(ou estao aprendendo) linux, enquanto na maioria das outros distros eles estao aprendendo a distro. Tenho colegas que dizem usar linux, mas quando pegam um micro com outra distro, ficam totalmente perdidos.
Eh como disse Linus: "...Voces que sentem falta do tempo em que os homens eram homens e criavam seus proprios drives?...".
Quando comecei a usar linux, comecei com o Conectiva, em pouco tempo um colega me apresentou o Slack, me apaixonei e venho desde entao apredendo a usar linux e nao a distro.

Quando ia compilar um programa, passava horas e ate dias resolvendo problemas de dependencias, mas devo confessar que quando conseguia terminar, a satisfacao era imensa, O SENTIMENTO DE INDEPENDENCIA POR TER RESOLVIDO AS DEPENDENCIAS.
Nada contra criar repositorios, pois isso atrairia novos usuarios inesperientes, mas que fique claro a ideia de que devemos aprender e ensinar linux e nao a usar Slackware.


23. Re: Falta de repositórios

Eloir Cerchiari
Reideer

(usa Fedora)

Enviado em 13/09/2006 - 17:17h

Concordo com o repositório, ajuda usuários iniciantes como eu, porém só para os usuários que tem as necessidades maiores, aquelas necessidades imediatas, ou para aquelas tarefas muito difíceis, na qual os usuários perdem muito tempo. Outra coisa que penso é que mesmo criando um repositório gigante, sempre terá(e deverá ter) aquela arquitetura que não vai ter no repositório. É difícil definir as prioridades? Sim, mas seria isto que diferenciaria de um Debian da vida. Isto foge um pouco da filosofia Slack, porém pode até "salvar vidas".



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts