sombriks
(usa Slackware)
Enviado em 24/06/2006 - 00:20h
Gente de pouca fé!
vcs já ouviram falar de slack-depend?
E não lhes ocorre por que motivo os Slack-Users são maioria aqui? Por que diabos o que funciona no slackware funciona em qualquer lugar?
Um pacote bem contruído (embora isso de bem construído se resume a funcionar, :D ) deve sim informar suas dependências, mas APENAS informar. Deixar um software fazer o trabalho do Admin é se voltar para a filosofia Debian e reduzir o controle da distro a um grupo reduzido de colaboradores. Além de ser uma distro de um homem só, o Slackware é também a distro que não faz nada por você, de forma que a última coisa que ela vai de fato fazer é atrapalhar a sua vida. quem já deu um lsmod num Ubuntu e o mesmo comando no Slackware deve saber do que eu estou falando. Imagine montar um server de produção com um filho-do-debian, ou debiãn, como um professor amigo meu diz, :D
Ser slacker é ser de fato livre. não é só não depender de um instalador, ou de uma lib que não está instalada, é bem mais que isso. É estar em sintonia com a proposta do FreeSoftware quando eles falam de não subtrair do usuário o contato com o desenvolvimento. Porque se vc sabe Red Hat, vc sabe Red Hat. Se vc sabe Debiãn, vc sabe Debian. Mas quando vc sabe Slackware, vc sabe Linux de verdade, e não um conjunto reduzido de ferramentas facilitadoras.
Portanto, antes de sairmos reclamando da falta de repositórios (aliás, se não tem nenhum rep, que diabos são aqueles trocentos links na página do Slackware? e os Torrents???) ou nos maldizermos porque teremos de resolver dependências manualmente, devemos nos lembrar que nós é que escolhemos Slackware, e o fizemos porque o nosso interesse é saber o que de fato acontece por trás do nosso sistema, pelo menos foi isso que me levou a abandonar a outra plataforma e começar a minha vida de linuxer.
Slackware quer dizer slack software, ou software preguiçoso, pois ele não faz nada por você. em consequência o verdadeiro Slacker acaba por aprender ao menos o que vem a ser um compilador, e nos casos onde realente existe a sintonina com a filosofia nós temos criaturas capazes de descrever com detalhes cada uma das tecnologias envolvidas no funcionamento das engrenagens que nós conhecemos por computador.
é isso o que eu penso e se fosse diferente o Cara iria reclamar, :D
ps: o Patrick é conhecido apenas, "only as The Man", :P