hugonardo
(usa Ubuntu)
Enviado em 04/03/2008 - 14:32h
Olá pessoal!
Estava dando uma Googleada sobre este assunto e acabei caindo neste tópico.
Pelo que entendi estou com o mesmo problema do dandbass.
Também tenho um notebook Turion 64 2.0, 1GB RAM.
O Slack realmente é muito bom em questão de performance, consumo de recursos e estabilidade. Porém.... O boot....
Vou tentar explicar o que acontece:
- Começa no primeiro "Enter". Ao mostrar a tela de seleção de SO (LILO), escolho "Linux" -> "Enter": sem exagero, os "pontos" (.) que são desenhados na tela (enquanto a imagem do kernel é carregada, acredito eu) chegam até a 3ª linha antes de começar a inicializar os serviços. Uma vez recompilei o kernel e senti uma leve melhora nisso... Mas tem alguma outra solução? (Reinstalei o slack, por isso a pergunta. Queria uma solução mais rápida.)
- Superada a carga do kernel, temos o segundo ponto onde "agarra" a inicialização: a configuração das interfaces de rede.
Pelo que pude entender, na inicialização é chamado o dhcpcd para configurar as interfaces de rede. Porém, como na maioria das vezes não estou com um cabo de rede conectado no momento do boot, ele demora muuuuito tempo até desconfiar que não existe uma conexão de rede ativa. Então, quando ele desconfia, ele desativa a interface e continua o processo.
Isso ficou ainda pior quando instalei o módulo do softmodem, pois além da interface eth0, ele também tenta configurar o modem na inicialização, agarrando duas vezes.
A solução ideal seria uma que desconfiasse rapido de que não existe uma conexão de rede e desistisse logo, sem desativar a interface. Se após iniciado o sistema eu plugasse um cabo de rede, automaticamente ele detecta e configura a interface. Alguém conhece um método de fazer isso? Caso não, qual seria a saída alternativa?
Bem, acredito que seja apenas isto que esteja agarrando todo o boot.