Enviado em 11/06/2015 - 11:24h 
		fcmorini escreveu:
Eu consigo criar o link da seguinte forma:
quando faço a montagem da pasta compartilhada ela é gerenciada via gvfs, na maioria dos casos é criada uma pasta em /home/"usuario"/.gvfs/"nome da pasta compartilhada" ou em /run/user/1000/gvfs/"nome da pasta compartilhada", e também aparece o icone na área de trabalho, a partir desses caminhos é possível sim criar os atalhos para a área de trabalho, o "diabo" é que quando esse compartilhamento é montado e acessado, o gerenciador de arquivos nos leva ao endereço "smb://x.x.x.x/pasta compartilhada" e não aos links citados anteriormente, matando assim a possibilidade do usuário "comum" poder criar os atalhos que deseja de forma fácil!
glauco.skt escreveu:
 
A opção que o Glauco disse serve para gerar um arquivo .desktop, só que ao invés de você criá-lo manualmente, ele é criado pela aplicação gráfica.
Se você acha que o usuário terá problemas em criar atalhos, mesmo com essa facilidade da GUI (e de fato, o usuário VAI ter problema), sugiro que crie uma ação personalizada através de um script que utilize um modelo de arquivo .desktop padrão, no qual seja variável apenas o caminho do arquivo/pasta selecionado pelo usuário.
Acho que a maioria dos gerenciadores de arquivo te dão a opção para criar uma ação personalizada.
Como exemplo, no meu caso eu precisava que ao usuário clicar com o botão direito em cima de um link simbólico existisse a opção "abrir caminho original", pois se você dar um duplo clique em cima do link simbólico de uma pasta, ele não abre o caminho original, ao invés disso abre a pasta exatamente onde ela está, mostrando o conteúdo do destino da pasta, mas no meu caso, eu queria uma opção que quando eu clicasse no link simbólico na minha área de trabalho, ao invés de o Nautilus me mostrar "/home/fulano/Área de Trabalho/pasta" ele me mostrasse "/mnt/mapeamento/pasta".
Pesquisei na internet pra ver se existia um plugin pra isso e descobri que só conseguiria fazer isso através de uma ação personalizada, por um script criado por mim mesmo. Por sorte, na página que encontrei o cara tinha postado o script necessário para fazer a ação que eu queria, me eliminando o trabalho de criá-lo.
O que eu fiz foi criar um arquivo chamado "Abrir caminho original" (pois é o nome do arquivo que aparece como descrição da ação) dentro da pasta /home/usuario/.gnome2/nautilus-scripts com o conteúdo:
#!/bin/bash 
Agora sempre que o usuário clica com o direito em cima de um link simbólico, existe a opção "Abrir caminho original" que faz exatamente o que eu precisava.