Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

13. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Vivien
vtshi

(usa Outra)

Enviado em 31/01/2012 - 10:23h

Já ia me esquecendo... São 4 impressoras...


  


14. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 31/01/2012 - 10:50h

Pras impressoras você poderá usar o CUPS, que vem instalado por padrão na maioria das distribuições Linux e pode ser configurado pela janela de qualquer navegador instalado. Com o Samba bem configurado, você poderá, inclusive, compartilhar essas impressoras na rede mais facilmente do que no Windows.


15. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/01/2012 - 11:05h

Vejo que te recomendaram o Biglinux. Não quero criar flames, mas acredito ser melhor você usar uma distro bem conceituada que não irá acabar amanhã.

Eu recomendo o Ubuntu, porque além das mesmas vantagens que citaram acerca do Biglinux você vai ter garantias de que amanhã o sistema vai continuar funcionando. A versão do Ubuntu que recomendo é a 10.04 pelo fato de ser LTS e ter suporte por um bom tempo (significa que vocÊ não vai ficar na mão).

Segue uma tabela de programas comparativos:

Microsoft Office: LibreOffice, OpenOffice, Lotus Simphony, SoftMaker Office, ThinkFree Office, Gnome Office, Calligra Suite.

Corel Draw: Inskcape, Xara LX, Sk1, LibreOffice Draw, Karboun.

Photoshop: The Gimp, Pixel Studio Pro, Krita.

Vídeos: Pitivi, Cinelera


16. Ótimo levantamento!

Júlio Hoffimann Mendes
julio_hoffimann

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/01/2012 - 11:41h

Oi Vivien,

Parabéns pelo levantamento, você foi realmente eficaz. Tenho o pressentimento de que a migração será um sucesso. ;-)

Ao meu ver, você poderia começar pelo laboratório de informática. A instalação nas 11 máquinas que, pelo que entendi, são usadas esporadicamente como complemento a sala de aula não causaria tanto impacto na rotina da escola e serviria como "campo de treinamento" para testar os periféricos: datashow, impressoras, etc.

Compartilho a idéia de que o Ubuntu (http://www.ubuntu.com/) é uma das melhores distribuições Linux disponíveis hoje para usuários comuns. Você pode inclusive ter uma idéia agora mesmo de como é o sistema operacional, acessando este link: http://www.ubuntu.com/tour/en/

O problema de adotar uma distribuição como o BigLinux reside no fato de não existir uma ampla e crescente comunidade de usuários e desenvolvedores para suporte. O Ubuntu é o grande responsável pela popularização do Linux e existem muitas empresas (HP, IBM, Google, ...) contribuindo com o seu desenvolvimento.

No mais, prefiro aguardar a opinião dos amigos que têm experiência nesse processo árduo, mas gratificante, de migração.

Abraço!


17. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Júlio Hoffimann Mendes
julio_hoffimann

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/01/2012 - 11:45h

vtshi escreveu:

- A escola usa um programa dedicado à suas atividades o qual não podem ficar sem. A empresa que desenvolveu este programa disse que a instalação no linux de um emulador remote app. resolverá o problema.



Esqueci de perguntar... Você sabe o nome do programa?


18. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/01/2012 - 14:50h

O Julio tirou as palavras da minha boca.

Comece instalando o Ubuntu (sugiro o Ubuntu 10.04.3 com gnome ou o Xubuntu 11.10) nas máquinas do laboratório. Configure o sistema com um bom tema e coloque os aplicativps mais usados na área de trabalho (acredite, por mais simples que isso possa parece, isso é muito importante).

A partir daí você já pode fazer palestras e capacitações com os professores e com os alunos mais velhos.

Quanto aos computadores da secretaria, diretoria, coordenação etc... vc deve ir migrando-os aos poucos, estudando cada caso separadamente. Não se precipite em nada.

IMPORTANTE:
Porém, mesmo nas máquinas que por ventura demorem mais para receber o Linux, vc já deve instalar e recomendar a utilização do LibreOffice no lugar do MS Office, o Firefox ou o Chrome/Chromium no lugar do IE, ou seja, incentive o uso de softwares livres, mesmo no Windows, pois quando a máquinas em questão receber o Linux, o usuário já estará acostumado com os aplicativos mais usados.

Sobre o CorelDraw, eu sugeriria que vc pedisse alguns modelos dos panfletos e trabalhos feitos através desse software, e tentasse reproduzir os mesmo resultados em softwares similares, como o Inkscape. Caso você consiga, então migre essa máquina tb e treine uma pessoa no uso do novo software para fazer panfletos. Caso você veja que não seja possível, tente instalar o Corel através do wine. O mesmo caso deve ser feito em relação à todos os outros programas mais específicos.

Tb gostaria de saber o nome desse software "dedicado às atividades da escola".

A parte mais difícil será o servidor, mas mesmo que vc não consiga configurar um servidor, acredito que valerá a pena a escola pagar para um profissional especializado em servidores Linux para fazer o serviço, pois um servidor linux pode ser usado por 3,4,5 anos ou até mais sem dar nenhum problema. Ou seja, o retorno virá em pouco tempo.

Abs


19. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Vivien
vtshi

(usa Outra)

Enviado em 09/02/2012 - 22:57h

Oi gente,

Desculpe a ausência, ando muito atarefada nos últimos dias...
Obrigada pelas dicas.
Conversei na escola novamente e ficamos decididos de fazer a transição em julho, no período das férias escolares, aproveitando o fato de que a licença windows vencerá em agosto.
Um especialista Linux, aqui do viva o linux, entrou em contato comigo me oferecendo a oportunidade de realizarmos este trabalho juntos, ele me orientando e eu executando. Devido a minha falta de experiência na área acho que vou aceitar a ajuda.
Agradeço a todos a boa vontade em cooperar e quando eu começar este trabalho abrirei outro tópico para poder contar pra vocês sobre a transição.
Por hora, vou marcar o tópico como resolvido.

Ah, quanto ao programa "dedicado às atividades escolares", na verdade não é um programa instalado nas máquinas como eu pensava, trata-se de computação em nuvem, a dona da escola entrou em contato com uma empresa que desenvolveu um "site/ aplicativo" específico às necessidades desta escola. É através da internet que os dados são inseridos/processados/armazenados em um servidor localizado nos Estados Unidos sob responsabilidade da empresa desenvolvedora. Eles batizaram este aplicativo de Flex.

Mais uma vez obrigada e até mais. Abraços a todos.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts