removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 31/01/2012 - 14:50h
O Julio tirou as palavras da minha boca.
Comece instalando o Ubuntu (sugiro o Ubuntu 10.04.3 com gnome ou o Xubuntu 11.10) nas máquinas do laboratório. Configure o sistema com um bom tema e coloque os aplicativps mais usados na área de trabalho (acredite, por mais simples que isso possa parece, isso é muito importante).
A partir daí você já pode fazer palestras e capacitações com os professores e com os alunos mais velhos.
Quanto aos computadores da secretaria, diretoria, coordenação etc... vc deve ir migrando-os aos poucos, estudando cada caso separadamente. Não se precipite em nada.
IMPORTANTE:
Porém, mesmo nas máquinas que por ventura demorem mais para receber o Linux, vc já deve instalar e recomendar a utilização do LibreOffice no lugar do MS Office, o Firefox ou o Chrome/Chromium no lugar do IE, ou seja, incentive o uso de softwares livres, mesmo no Windows, pois quando a máquinas em questão receber o Linux, o usuário já estará acostumado com os aplicativos mais usados.
Sobre o CorelDraw, eu sugeriria que vc pedisse alguns modelos dos panfletos e trabalhos feitos através desse software, e tentasse reproduzir os mesmo resultados em softwares similares, como o Inkscape. Caso você consiga, então migre essa máquina tb e treine uma pessoa no uso do novo software para fazer panfletos. Caso você veja que não seja possível, tente instalar o Corel através do wine. O mesmo caso deve ser feito em relação à todos os outros programas mais específicos.
Tb gostaria de saber o nome desse software "dedicado às atividades da escola".
A parte mais difícil será o servidor, mas mesmo que vc não consiga configurar um servidor, acredito que valerá a pena a escola pagar para um profissional especializado em servidores Linux para fazer o serviço, pois um servidor linux pode ser usado por 3,4,5 anos ou até mais sem dar nenhum problema. Ou seja, o retorno virá em pouco tempo.
Abs