Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

1. Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Vivien
vtshi

(usa Outra)

Enviado em 26/01/2012 - 21:11h

Minha amiga é dona de uma pequena empresa (escola) e ela pediu minha ajuda para mudar do windows para linux devido ao custo anual da licença. Sou formada em Computação porém nunca trabalhei com rede ou servidores. Gostaria de saber como faço pra migrar do windows para o linux. A escola possui cerca de 10 computadores.


  


2. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Raimundo Alves Portela
rai3mb

(usa Outra)

Enviado em 26/01/2012 - 21:47h

- Comece avaliando o ambiente, ou seja, avalie o que é utilizado hoje e que precisar ser adaptado/mudado com a troca do sistema operacional.

- Avalie se vc terá problemas com o hardware.

- Treinamento de usuários.

- Suporte a usuários.


Busque alguns artigos aqui mesmo no VOl que tratam com mais detalhes sobre esses pontos.


Veja que a migração para software livre traz redução de custos e muitos outros benefícios, mas nem sempre isso é sentido logo quando a migração é efetuada, pode levar um tempinho...

Exemplo, se os usuários necessitarem de treinamento, e ele for pago, gera custos...

Enfim, primeiro comece avaliando o ambiente atual e o que poderá ocorrer após a migração, o que será adaptado, trocado, etc..


3. Mais detalhes

Júlio Hoffimann Mendes
julio_hoffimann

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/01/2012 - 22:09h

Boa noite Vivien,

A pergunta está um pouco vaga, poderia especificar melhor quais são os planos da escola? A propósito, parabenize sua amiga pela iniciativa. ;-)

Muitos membros do VOL trabalham com redes, assim como já realizaram migrações em escolas com sucesso. Basta que nos diga em que etapa exatamente você está e ajudaremos no que for possível.

Boa sorte!


4. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Vivien
vtshi

(usa Outra)

Enviado em 27/01/2012 - 08:14h

julio_hoffimann escreveu:

Boa noite Vivien,

A pergunta está um pouco vaga, poderia especificar melhor quais são os planos da escola? A propósito, parabenize sua amiga pela iniciativa. ;-)

Muitos membros do VOL trabalham com redes, assim como já realizaram migrações em escolas com sucesso. Basta que nos diga em que etapa exatamente você está e ajudaremos no que for possível.

Boa sorte!


julio

A etapa da migração está ainda apenas na intenção de fazê-la. Ela me disse que gostaria de fazer a transição mas gostaria antes de ver se vale a pena ou não.
Vou seguir suas dicas e saber exatamente quais os planos da escola.

rai3mb e acvsilva

Valeu mesmo pelas orientações. Vou fazer exatamente como me instruiram e volto com mais detalhes.




5. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/01/2012 - 09:19h

Eu tenho alguma experiência com migrações nas escolas da minha cidade (Brusque SC).

Depois de ter passado por várias situações (pode acreditar que surgirão muitos imprevistos, situações de última hora) acho que o melhor conselho que posso lhe dar é:

Tenha consciência que todos precisarão ceder um pouco, e porque não, fazer alguns "sacrifícios". Deixe isso bem claro para a sua amiga. Ela e os funcionários precisam ter consciência que existirá um período de adaptação e que eles precisarão colaborar com vc e entre si para que a coisa dê certo.

Abs
Qualquer dúvida estamos aí :D


6. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/01/2012 - 09:34h

Eu ia me esquecendo de algo muito importante:

Quem faz uma escola acontecer são os professores, se eles estiverem do seu lado, tudo fluirá bem. Mas se eles não forem com a sua cara ou não gostarem do Linux, a coisa vai desandar!

Um dos exemplos que posso dar baseado na minha experiência: a minha atual escola, possui um acervo de aproximadamente 200 ou 300 CDs multimidia, digo, esses CDs com joguinhos, atividades, e projetos realizados ao longo dos anos com as turmas. Tudo isso está praticamente parado, sem usar. Esses CDs não rodam no Linux. Alguma coisa você pode fazer funcionar no Wine, mas é necessário estudar CD por CD. Outros você pode rodar em VB (o que não é possível na minha escola, devido ao fato de que as máquinas são mltiterminais, ou seja não possuem 1/10 do desempenho necessário para rodar máquinas virtuais em cada estação).

Caso você se depare com uma situação como esta, precisará ter muito molejo e muita comunicação e compreensão para manter os professores do seu lado. Eles precisarão rever as suas estratégias pedagógicas e você, mesmo que não seja da área da pedagogia, vai precisar auxiliá-los e orientá-los nessa etapa, não poderá largar a bomba nas mãos deles. Isso é um processo contínuo.

Justamente por isso, aconselho que a sua amiga contrate alguém que entenda de Linux, e que de preferência seja da área da pedagogia para fazer esse diálogo tecnologia/pedagogia.
Sei que é difícil encontrar profissionais com esse currículo. Mas apenas migrar uma escola e não manter alguém que dê esse suporte, é o primeiro passo para o fracasso.

A situação é delicada, mas se todo mundo pegar junto e com vontade, as chances de sucesso são grandes.

Abs


7. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

kildren
kil-linux

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/01/2012 - 21:03h

a primeira coisa a se fazer e saber como esses pcs são usados e para que são, principalmente os aplicativos, levante essas infomações e posta ai.


8. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Marco Brainiac
mbrainiac

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2012 - 21:21h

Olá,

Use big Linux, vem com Samba integrado e permite o compartilhamento de arquivos.

Nele temos explicadamente todos os programas equivalentes ao MS dentro do OpenOffice/br office, plugins de video e players prontinhos, pode assistir videos online, ver dvds...


Nos ocmputadores da rede, dos alunos coloque o BiG Linux e se quiser no principal servidor um Debian

site do Big Linux:

http://www.biglinux.com.br/web/

Você tb pode ir no forum do Big Linux pegar mais detalhes.


9. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Marco Brainiac
mbrainiac

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2012 - 21:27h

Em pouco tempo mexendo vc desenvolve pa o programa vem completo sem muita necessidade de baixar programas e nem comando mount precisa já monta automático.

Ele usa o KDE4 que tem um visual bm parecido com o menu iniciar do windows, a parte gráfica é bem intuitiva.




http://www.biglinux.com.br/web/programas-inclusos/

A distribuição BigLinux possui uma grande quantidade de programas embutidos que suprem as necessidades básicas da maioria dos usuários, confira alguns:

Firefox - Tenha uma experiência segura e agradável ao navegar na internet, com as melhores extensões já instaladas para você.

Chromium - Navegar na internet nunca foi tão rápido, com as melhores extensões já instaladas para você.

BrOffice - Editor de textos, planilhas eletrônicas, apresentação de slides e editor de desenhos de alta qualidade. Já inclusas extensões para aprimorar a correção dos textos e integração com a WEB.

Gimp - Editor de imagens completo, faça de desenhos simples à retoques profissionais em fotos ou até mesmo criação de animações.

SMPlayer - Assista vídeos com maior qualidade com esse player que utiliza as mais recentes otimizações. Possui interface bastante fácil de utilizar, mas dispões de configurações avançadas para satisfazer até os mais exigentes.

Amarok - Um player de áudio que vai além dos recursos tradicionais. Gerência sua coleção de músicas, podcasts, integra com o Last.fm, procura por letras automaticamente e diversos outros recursos.

Okular - Leitor de PDF que adiciona recursos como marcação de textos e notas instantâneas, que tornam a leitura de livros digitais ainda mais agradáveis. Também suporta arquivos em formato Postscript, DjVu, CHM, EPS e outros.

K3B - Copiar e gravar CDs e DVDs não possui mistérios com o uso desse programa.

Amsn e Empathy - Com esses dois programas você vai poder se comunicar com quem desejar. Suporta: Jabber, MSN, ICQ, AIM, Yahoo, Gtalk, IRC e outros.

Wine (acrónimo recursivo para WINE Is Not an Emulator, isto é, WINE Não é um Emulador, em tradução livre) é um projeto para sistemas UNIX que permite executar nesse ambiente alguns softwares especificamente concebidos para o Microsoft Windows.

Esses são apenas os principais programas disponíveis no DVD do BigLinux. Além de contar com uma lista maior, também inclui ferramentas de instalação automática, onde basta selecionar o que deseja que o download e instalação serão feitos de forma automática. Veja também no menu aplicativos programas desenvolvidos pelo projeto BigLinux, que estão inclusos na distribuição.


10. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Marco Brainiac
mbrainiac

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2012 - 21:30h

pode testá-lo sem instalar por live-cd ou colocá-lo num pendrive pelo unetbootin-windows-563(1).exe via windows.

Navegue e aprecie o SO


11. Re: Transição: Windows para Linux [RESOLVIDO]

Marco Brainiac
mbrainiac

(usa Debian)

Enviado em 27/01/2012 - 21:36h

Lembrando que os equivalentes do excel, word, powerpoint no openoffice ou broffice salvam em extensões doc, ppt,pps,xls... As crianças podem abrir trabalhos em casa no windows e este mesmo na escola com linux sem problemas.

Pode montar um servidor de emails com um programa equivalente ao outlook que é thunderbird (me corrijam se estiver errado), servidor de arquivos,servidor de impressão..


12. Levantamento do Ambiente Escolar

Vivien
vtshi

(usa Outra)

Enviado em 31/01/2012 - 10:20h

Olá gente,

Hoje consegui conversar com a pessoa que teve a idéia de fazer a transição para linux na escola.
Expliquei sobre as resistências à mudança que podem surgir, a necessidade de envolver todos no processo de migração e que se trata de um processo contínuo e a necessidade de suporte e treinamento dos funcionários. Ele disse que mesmo com todos estes "obstáculos" o interesse da transição existe.

As informações que levantei são as seguintes:

- O gasto anual com a licença do Windows fica em torno de R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00

- No total são 18 computadores distribuidos da seguinte forma: 1 na recepção, 3 na secretaria, 1 diretoria administrativa, 1 na sala da mantenedora, 1 na coordenadoria, e 11 no laboratório de informática.

- O servidor é usado para armazenar/buscar os dados da escola armazenados na net.

- A comunicação com o MEC é feito através da internet não havendo nenhum sistema específico para isso.

- Os programas usados na escola são basicamente o Office e eventualmente o CorelDraw (instalado em apenas uma máquina) é usado para elaboração de panfletos.

- A escola têm cerca de 10 funcionários (secretaria, recepção, direção e coordenação) e aproximadamente 30 professores.

- Os professores fazem uso apenas de datashow durante as aulas e eventualmente usam o laboratório de informática dar algum conteúdo específico.

- Se caso acontecesse da escola ficar 1 semana sem acesso a seus dados, o prejuízo seriam basicamente horas de trabalho para colocar o serviço acumulado em dia, perda de credibilidade e possivelmente algum prejuízo financeiro (desistencia de alguma matrícula, etc)

- A escola usa um programa dedicado à suas atividades o qual não podem ficar sem. A empresa que desenvolveu este programa disse que a instalação no linux de um emulador remote app. resolverá o problema.

Bom gente, estes são os dados, qual acham que será o próximo passo.





01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts