tiago1
(usa Ubuntu)
Enviado em 12/09/2012 - 16:22h
amarildosertorio escreveu:
Iaê brother! Beleza?
É isso mesmo. Quanto mais regras de filtro usada pelo squid, mais lento ele vai ficar. Veja que você não está usando ele somente como cache, logo ele vai ter mais oque processar e alocação de memoria. Referente ao dansguardian... ele vai consumir recursos de cpu também, mas ele sim é um filtro de conteúdos de verdade, e executa isso com maestria.
Tente fazer o seguinte... Dá uma olhada na documentação, veja como faz o calculo para reserva de memoria para o squid, correlacionando com o nº total de clientes. Outra ideia é otimizar o kernel ao máximo.
Quando o cpu começar a ficar lento, analise os logs.
# tail -100 /var/log/squid3/cache.log
# tail -100 /var/log/syslog
Veja com o comando dmesg também.
# dmesg
Outro detalhe... O uso de acls com expressão regular dá uma degradada grande. Quanto mais regras com expressão regular, mais lento ele fica. Consome muita cpu!
Agora estou entendendo, por meio do link que tu passou. Se estou certo, isto está acontecendo porque dediquei praticamente 2 GB de espaço num HD pro cache de disco, mas a memória RAM visível pelo sistema é de 181 MB, associado ao fato de ter longas listas de bloqueio, isso ta "decrementando" a memória disponível. =(
Tem como refazer a configuração do cache_dir aquele e diminuir o tamanho dele, não tem?
Então, terei de fazer isso: Diminuir o tamanho do cache, deixar o Squid somente como cache de arquivos, sem bloquear nada com ele e por o Dansguardian pra filtrar acessos, para o qual já tenho um lista bem personalizada dele pra realidade da rede.
Vou ler a documentação toda COM ATENÇÃO, mesmo estando em inglês, conheço bem o idioma e colocar aquelas 2 políticas que tu já me falou antes no fórum:
cache_replacement_policy heap LFUDA
memory_replacement_policy heap GDSF
Só não consegui "decifrar" os resultados dos comandos:
# tail -100 /var/log/squid3/cache.log
# tail -100 /var/log/syslog
# dmesg
Mas vou entender, sou insistente!
Obrigado de novo Amarildo, valeu mesmo!