BIG1
(usa Slackware)
Enviado em 10/02/2017 - 01:57h
Essa é uma das questões mais inteligentes e profundas q já vi por aí. Pois ela envolve princípios essenciais que influenciam a vida de cada ser humano que vive depois da "repaginção" ideológica social do software livre. Mas como assim?
Vejamos, qnd eu me refiro a esquerda, é indubitável, clara e precisa a semelhança com o: Socialismo/Comunismo/Metacapitalismo (SCM), e a direita: Capitalismo (C), é óbvio também:
(SCM): Sem direito a propriedade privada
(C): Direito a propriedade privada
A máxima (SCM) é: Eu escrevo software e vc usa, vc escreve software e eu uso! Mas pq ela está fadada ao fracasso? Exemplo simples: Heartbleed:(para ser simples mesmo) OpenSSL quem não usa? Empresas multibilionárias usam, mas por que uma falha "quebrou a internet"? Elementar, a ideologia do Software Livre sem licença usa das premissas mais puras e verdadeiras do espírito humano, bem como o (SCM): a generosidade, a beleza da criação e o poder do desafio (Eu sei, eu sei, mas isso ainda é pra ser um comentário de TI), utilizando do nosso prazer nato de criar e se desafiar que nós desenvolvemos, mantemos e expandimos empresas multibilionárias sem conhecer uma palavra chamada reciprocidade.
Quem mantinha o OpenSSL? Humanos incríveis que amam software! (Sem ironia!), mas pq não houve reciprocidade das empresas multibilionárias? O fatídico já mencionado espírito humano! Eu sei que pessoas conhecem a gratidão, mas empresas não!
Onde quero chegar? Na União Soviética, China, Cuba, Coréia do Norte... Lá o esforço humano era/é tratado do mesmo jeito que o software livre sem licença! Por lá, eu adoro fazer cadeiras e mesas (Sou Especialista e dos bons), e como entrego gratuitamente também espero receber.... Todos conhecemos os fatos, as injustiças o enriquecimento de poucos em detrimento de muitos milhares de uma ideologia que nunca funcionou e nunca funcionará....
Mas pq a questão é mais intrigante? Pq a base oculta da ideologia do software livre e do (SCM) é usar a força de milhões para beneficiar poucos e de forma financeira! Mas como assim? Linus Torvalds não é bilionário, nem Richard Stallman, mas trabalho sempre gera riqueza! Então quem ficou rico com o nosso trabalho (o trabalho q ninguém vê como trabalho) e soluções geniais? Vamos lá: Os bancos, as indústrias (todas elas), os hospitais, sabe aquela empresa farmacêutica que você precisa comprar remédio pro seu filho todo mês, e cada vez está ficando mais difícil, pois é, ela usa o seu código, as suas ideias mas sem nada em troca!
Sabe pq nossa classe é tão desvalorizada? Pq nós não damos valor para aquilo que achamos o mínimo, como um shell script que levou 10min. pra escrever, e a companhia de telefonia usa, pois é, mas se vc quiser acessar a internet eles não vão perguntar se vc foi quem escreveu o código da vpn deles!
Quando internalizarmos a beleza do código e entendermos a eternidade das suas linhas, pq são eternas, o hardware vai ser trocado, as pessoas também, mas uma função dura eternamente, entenderemos o valor de criar um mundo novo!
A proposta: Código Open-Source, todo mundo vê o q vc fez e como implementou, aprende e te retribui com uns forks no seu código, mas somente com licenças de uso comercial restritivas, ou seja, nenhum software livre para uso comercial sem royalties!
Só assim nós nunca mais veríamos projetos incríveis como o: CyanogenMod morrer bem como tantos outros!