Windows xp pirata nas escolas

13. Re: Windows xp pirata nas escolas

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 19/10/2015 - 14:52h


graças a essa distro, eu uso linux..


  


14. Re: Windows xp pirata nas escolas

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 19/10/2015 - 15:00h

O que falta mesmo é alguma empresa fabricante de pcs, colocar uma boa distro com tudo que o usuario precisa, desde o wine, playonlinux, mp3, programas pra rodar video, drivers de impressoras instalados corretamente, tudo que é necessario, em uma distro limpa, facil, com um ambiente grafico intuitivo, e de qualidade.
E se for possivel quem sabe até negociar com a microsoft o office 2007 ou 2010 rodando no wine, não sei se eles vendem a licença do office 2007 ainda, ai podiam colocar 2 tipos de pc a venda, alguns que vem com e outros sem office. Assim as pessoas poderiam escolher, entre o libreoffice e o office na hora da compra.
Mas uma coisa importante, um manual ensinando tudo que se deve fazer para manusear o sistema.
Ai é só a empresa travar a bios para não instalar outros sistemas e pronto, negocio feito, um otimo pc para quem vai usar linux, ou para quem quer um pc barato e legal.


15. Re: Windows xp pirata nas escolas

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 19/10/2015 - 16:56h

Não concordo muito com a ideia de travar a BIOS. Repressão, a meu ver, não funciona. Quando você impede uma pessoa mal intencionada de fazer algo errado, ela buscará uma outra maneira de fazer. Mas quando compartilha com ela sua visão sobre o assunto, isso sim pode fazer com que ela mude de ideia.

Eu até concordo que computadores do governo não devem ser formatados por qualquer um, mas não creio que travar a BIOS seja a solução. E a ideia montadoras de PC travando BIOS então... me dá calafrios. Eu não compraria um desses. Afinal, o usuário tem o direito de decidir o que executar na máquina dele. Sem falar que o boot por um live CD / live USB pode ser necessário em algum momento.

A ideia do MS Office no wine também não me agrada. Por que comprar a licença de uma suíte proprietária para executar no Wine, estando sujeito a problemas de incompatibilidade, quando existe o LibreOffice, que é livre e 100% compatível? A dependência de suítes proprietárias é um problema grave (tão grave quanto a dependência de um S.O. proprietário). Além disso, o LibreOffice trabalha com um padrão internacional para documentos, o Open Document Format - ODF.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


16. Re: Windows xp pirata nas escolas

leonardo moreira
lSinkz

(usa Debian)

Enviado em 19/10/2015 - 17:26h


Tenho um amigo que conheceu o Linux na escola, e qual era? Linux Educacional. Não vou falar da distro, pois nem eu mesmo a usei, apesar de ser a da minha escola, não vou muito á sala de informática. Enfim, ele deveria apresentar um trabalho no computador da escola, que era Linux, mas fez os projetos (vídeos, criou um jogo até, e um slide) em casa, que era Windows (era pra fazer em casa mesmo), então chegou no dia e ele colocou para rodar o jogo no PC da escola, e ele não sabia que um jogo do Windows não pegava no Linux, outro, foi rodar o slide e o vídeo e saiu todo bugado (falta de codecs será?). Ou seja, a falta de informação que eles dão pros alunos é grande, eles não buscam que os alunos aprendam sobre o sistema, e sim, só que o usem, sendo que seria pra ser o oposto. E pelo jeito, até os professores de informática (alguns), não sabem mexer direito no sistema. Até hoje esse meu amigo odeia Linux por isso.. (kk)





01 02