Santo-de-Deus
(usa Outra)
Enviado em 05/07/2017 - 20:26h
Bem...
Então, como você deve estar mais ciente dos paranâues da monarquia, então, explane para nós por favor, as diferenças intrínsecas, para que possamos tirar nossas próprias opiniões. Pra mim, não muda nada, pois vai ter uma figura mais inútil do que um presidente, apenas com um título e mais gastos para o povo pagar, pois o congresso é quem mandará na coisa toda. Qualquer semelhança com a Inglaterra, Espanha e etc... É mera coincidência?
Um exemplo atual...
Felipe dissolve Parlamento
Após o Parlamento espanhol falhar nas negociações para a escolha de um novo primeiro-ministro, o rei Felipe VI assinou um decreto que dissolve a Casa e convoca novas eleições para o dia 26 de junho. A legislação espanhola prevê a convocação de novas eleições se passados dois meses não houver um consenso sobre o primeiro-ministro do país. É a primeira vez que o fato acontece desde a redemocratização da Espanha em 1978. Nenhum partido havia ganhado cadeiras suficientes para formar um governo, e alianças satisfatórias não foram formadas.
—
Ou seja sem bagun...
Esclarecer coias do passado...
“Estudos do IHGB e FGV entre 1992 e 2010, concluíram que se o reinado de Pedro II ou a continuação de seus planos por sua filha Princesa Isabel tivessem mais 12 anos de duração, 87% das favelas e por consequência 63% da violência e tráfico de drogas não existiriam na cidade do Rio de Janeiro e provavelmente em outras grandes metrópoles como São Paulo que emergiam na época.”
~Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta, em seu último ano de reinado em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo a educação, a construção de Faculdades e principalmente de inúmeras Escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.~
Além de que Pedrão nunca aumento o seu salário de réis, mas após o golpe, adivinha qual a 1ª medida? Isso... Dobraram seus salários aqueles republicanos e positivistas...
Diferenças primordiais que vejo são:
Chefe das FFAA, impedindo o aparelhamento como aparentemente está a ocorrer...
Escolhe os Ministros do STF, idem...[encima]
Como chefe de Estado vitalício[até abdicar ou m...], consolidaria projetos em longo prazo. [diferente de presidente 4\8, o próximo mudando tudo...]
Símbolo de Unidade Nacional [família, pátria e etc]{Vejo como importante...}
Como no exemplo... Dissolver o parlamento se pedido...
Suprapartidário... [está acima desde mentira de briguinha entre eles...{republicanos anístiados...}]
Terá que teclar algo específico para comparar algo intrínsico... Mas só por este pouco já sinto que fará muita diferença em relação ao momento atual...
Sabe que o presidente por possuir os poderes acumulados de chefe de Estado e chefe de Governo têm mais poder que um Imperador?? Tirará da mão dele um poder a mais!!!!
Sabia que o presidente da França têm mais poder que o poder que tinha um Rei?? Que depois mataram todos, pra por alguém com mais poderes... =§
Frases de Pedro II
"Nasci para consagrar-me às letras e às ciências "
"Jurei a Constituição, mas ainda que não jurasse, seria ela para mim uma segunda religião."
"Nada devo, e quando contraio uma dívida cuido logo de pagá-la, e a escrituração das despesas da minha casa pode ser examinada a qualquer hora. Não ajunto dinheiro."
"Se não fosse Imperador, desejaria ser professor.Não conheço missão maior e mais nobre"
...Suas últimas palavras foram: "Deus que me conceda esses últimos desejos—Paz e Prosperidade para o Brasil."
Enquanto preparavam seu corpo, um pacote lacrado foi encontrado no quarto com uma mensagem escrita pelo próprio Imperador:
"É terra de meu país; desejo que seja posta no meu caixão, se eu morrer fora de minha pátria".
Histórias
Em uma viagem de trem pela Alemanha Pedro soube que o filósofo odiado por muitos Friedrich Wilhelm Nietzsche estava em uma cabine próxima , então Pedro apresentou-se como um cidadão comum , conversaram durante 5 horas , apenas após a longa conversa em alemão confessou ser Imperador do Brasil , quando o radical e avesso a monarquias ouviu a confissão levantou-se , começou a rir ; disse que nunca imaginaria como um homem tão simples , educado e inteligente poderia ser monarca de um império tão grande . Friedrich Wilhelm Nietzsche e D. Pedro II do Brasil correspondiam-se mensalmente dividindo ideias e assuntos íntimos de sua vida afetiva conturbada mantendo esse contato e admiração até sua morte .
Dom Pedro II estava em Paris e não poderia deixar a cidade sem conhecer Victor Hugo, por quem nutria grande admiração. Contrariando todas as orientações diplomáticas, pediu, por meio da embaixada brasileira, que Victor Hugo viesse visitá-lo no hotel onde estava hospedado. A resposta do escritor francês não poderia ter sido mais dura e deselegante: "Victor Hugo não vai à casa de ninguém...". A surpresa da resposta grosseira mal educada só não foi maior do que a nobreza de Dom Pedro II. Após duas outras tentativas frustradas, ele mesmo decidiu ir ao encontro de Victor Hugo. Na manhã do dia 22 de maio, Dom Pedro bateu à porta do apartamento do escritor, na rue Clichy, 21 – centro de Paris. Surpreso em choque, Victor Hugo abriu a porta e ao longo das horas o coração. A conversa durou extensas 12 horas. Nascia ali uma linda e respeitosa amizade. Victor Hugo morreu oito anos depois. Quando este faleceu, a filha de Victor Hugo prestou homenagem ao leal amigo de seu pai, mandando lhe manuscritos inéditos de várias obras. Pedro II e Victor Hugo trocavam correspondências semanalmente.Quando o imperador partia do encontro – já era bastante tarde – Victor Hugo disse-lhe, com seu fino e espiritual sorriso: Sire, eu não saberia vos dizer como estou contente que não tenha na Europa soberano como vós. – Como assim? Pergunta Dom Pedro. – Porque, responde Victor Hugo, nós estaríamos fortemente complicados, eu e meus amigos republicanos, para não dizer que iríamos ter infinitas dificuldades em nossa crença! Dom Pedro II explode de rir e vai embora como homem amável e de bom espírito. Victor Hugo grita já ao longe “Sorte do Brasil!” “Viva o Imperador Cidadão!”.
“Estava eu e mui Mota Maia andando pela a rua ouvidor quando lembro em comprar um regalo para meu neto mais moço, escolhi o agrado e fui pagar à senhorita do balcão do estabelecimento comercial, quando lhe entreguei uma nota de réis ela ruborizou-se olhando para nota onde minha velha face estava ao centro da impressão, a jovem olhou para mim e desmaiou em seguida. Mota a examinou e brevemente acordou timidamente, começou a fazer reverências que eu nunca tinha assistido ou recebido. Depois do susto saímos à calçada, avistei flores, peguei um ramo vistoso, voltei à loja e entreguei a simpática senhorita. Hoje foi um dia bom, porém sempre fico reflexivo sobre tais momentos onde fica claro que meu povo ainda me enxerga como um Rei Medieval dos contos que lia quando infante, mas vi admiração e um belo sorriso no rosto belle enfant, foi compensador.”
Princesa Isabel era amiga íntima de Santos Dumont, estava presente na maioria das apresentações de suas novas invenções.
Como em 1901 com seu famoso dirigível e em 1906 com o famoso avião 14-BIS.
Santos Dumont andava com uma medalha de ouro presenteada por Princesa Isabel que lhe disse na entrega da medalha para nunca tirar de seu bolso pois ela foi abençoada pelo Papa e iria protege-lo em suas experimentações e aventuras.
A amizade começou quando um dos dirigíveis testados por Dumont caiu em uma frondosa árvore no terreno que pertencia a propriedade do Castelo D'eu. Princesa Isabel o levou vários lanches enquanto ele consertava a máquina e desde esse fato Santos Dumont frequentou o Castelo D'eu com muita regularidade.
Em um de seus escritos Santos Dumont cita que a Condessa D'eu (Princesa Isabel) era sua segunda mãe e brinca que ela sempre achava que ele estava magro demais e enchia a mesa com dezenas de guloseimas quando a visitava.
Santos Dumont foi enterrado com a medalha dada pela Princesa.
..
..
Fonte: Biografia de Santos Dumont e seus escritos em português podem ser encontrados na Biblioteca Nacional RJ e no Acervo Santos Dumont em Petrópolis RJ.
Acredita mesmo que um homem assim, queria viver das "mamatas" e custos do seu povo?
Não sou contra a democrácia e nem a res pública, mas só se for a platônica, ou seja, sem receber nada e feito com vocação nas horas vagas de seu trabalho... Que tal???? Eles aceitariam??
Monarquia têm seus defeitos, e qualidades claro...
Digo que não existe sistema perfeito, sómente o melhor...
No caso do Brasil, é a Monarquia!