pbonfanti
(usa Debian)
Enviado em 18/09/2018 - 12:12h
deni escreveu:
Por ser código aberto o software das urnas eletrônicas, após o encerramento da votação ela poderia ser auditada ou não?????
Me refiro não a números de votos mas sim ao software. A finalidade seria comparar com o programa que foi inserido no início.
Que me lembre e código fechado, e devia ser aberto. Qual a possibilidade de um governo corrupto contratar uma empresa para fraudar uma eleição e impedir acesso ao código, ou mesmo auditagem com recibos impressos?
Quando um código livre é ruim ou malicioso todo mundo fica sabendo e pode fazer algo a respeito, mas que quanto a software fechado que você acredita que é seguro porque o vendedor diz que é?
Eu confio tanto nessas urnas quanto em caça níqueis, com a diferença de no segundo caso eu ter a opção de não gastar neles.
Quanto a alterar, boa parte da pirataria se baseia em quebrar a segurança do software proprietário. Nada de novo aqui para um cracker. e não é difícil imaginar alguns de nossos políticos (des)honestos pagando por esse tipo de serviço.
Mas agora pensando em outro detalhe, mesmo que exponham uma amostra de código para análise o que vai garantir que o que vai realmente pras urnas no dia da votação não será outra 'versão'?