rahremix
(usa Arch Linux)
Enviado em 27/10/2017 - 12:11h
Londreslondres escreveu:
Percebo que muitos usuários experientes aqui do VoL tem preconceito contra os leigos. Eles dizem que o usuário leigo é preguiçoso, burro só porque não sabe usar o terminal.
Acho que o usuário pode ser preguiçoso por não procurar respostas para questões que, muitas vezes, já foram amplamente discutidas aqui no VoL e em outros meios, e iniciar um novo tópico recorrente.
Já "burro" é algo que eu não diria para alguém que pede ajuda por não ter conhecimento, pois eu também peço ajuda por falta de conhecimento, tanto de linux quato de qualquer outra área e, por isso, posso ser considerado tão "burro" quanto.
Gente, vocês precisam entender que os leigos não tem a obrigação de saber usar o terminal. Se no Mac OS, Windows, Android você não é obrigado a usar, por que o Linux obriga? O Android faz sucesso porque é fácil de usar, já pensou se para instalar algum aplicativo tivéssemos que abrir o terminal e digitar, "sudo googleplay install whatsapp"? Se fosse assim o Android jamais faria sucesso...
Os leigos não têm a obrigação de saber usar o terminal, mas para copiar um comando postado em um fórum e colar no terminal a pessoa não precisa saber usá-lo.
Quanto aos outros sistemas operacionais citados, em nenhum deles você é obrigado a usar o terminal (assim como você também não é "obrigado" a usá-lo no linux), mas existem funções nesses sistemas que só podem ser ativadas/executadas via terminal, assim como ocorre no linux.
A diferença do linux está no inverso: no linux, ao contrário de outros sistemas operacionais, praticamente tudo o que pode ser feito por interface gráfica
também pode ser feito pelo terminal, quase sempre de maneira mais fácil (com menos cliques e gastando menos tempo) e mais eficiente.
Agora, faço uma pergunta para vocês:
Por que vocês ensinam o usuário instalar programas via linha de comando? Não seria mais simples ir na central de programas, synaptic, etc para instalar?
Como já citado anteriormente, cada distro e cada interface gráfica possui uma central/loja de aplicativos diferente (isso quando possui). Eu mesmo utilizo o ArchLinux há algum tempo, e se me perguntarem como faço pra instalar um programa pela central de aplicativos do ubuntu não saberei responder. Do mesmo modo que se me perguntarem como faço pra achar alguma configuração no Unity, por exemplo.
Complementando, acredito que a falta de paciência (ou até de educação, em alguns casos) que os usuários mais experientes transparecem em tópicos criados por iniciantes está mais relacionada à falta de interesse do usuário, que muitas vezes faz uma pergunta simples no fórum sem ao menos ter pesquisado no google à respeito. E muitos, mesmo quando têm sua questão inicial respondida satisfatóriamente por alguém, acabam reclamando por ter que usar o terminal ou por algum outro motivo, sem se dar conta de que foi ajudado voluntariamente.
Mesmo antes de começar a trabalhar com informática, eu já me interessava, procurava saber como funciona, tentava me virar com o que tinha (na época eram mais revistas e documentação oficial do sistema) antes de procurar ajuda, tanto para o linux quanto para o windows, com quem tive contato primeiro.
Os usuários de hoje, acostumados a receber informação em tempo real, perderam esse interesse e passaram a querer tudo na mão, da maneira mais fácil possível. Mesmo em fóruns de Windows você encontra esses dois perfís de usuário: o iniciante preguiçoso e o experiente impaciente.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.gnu.org/philosophy/free-software-even-more-important.pt-br.html