pbonfanti
(usa Debian)
Enviado em 26/12/2018 - 23:25h
Eu realmente acho que você escolheu um nome ruim pro tópico, deveria ter colocado algo como "porque virei crente", do jeito que está é clickbait.
Mas vamos lá:
- Todos nós temos problemas na vida e normalmente só os parentes muito próximos e raros amigos tentam te ajudar, isso é fato.
- A decisão de controlar a propria vida não é uma coisa negativa, ser responsável por si mesmo e assumir as consequencias de seus atos, te torna mais produtivo, menos provável de virar um criminoso ou vitimista.
- A coisa sobre EQM eu coloco da seguinte forma pela navalha de ockam, se é muito mais simples e obvio concluir que tais visões são alucinação, porque eu deveria passar a acreditar em toda a mistica criada pelo clero como explicação plausível?
- Sobre mudar de vida qualquer crise pode fazer isso, não precisa ser EQM, e danos neurológicos tambem podem mudar a personalidade, isso é bem comprovado.
- Sobre ateísmo, pra mim você nunca foi ateu, você parece ter questionado a religião mas não a existencia de deus ou deuses, como você mesmo disse 'não vale a pena ser ateu', torna isso claro, eu não posso decidir que vou acreditar em papai noel amanhã porque assim eu ganho presente, mesmo sabendo que ele foi inventado.
- A questão de doenças mentais é séria, elas são muito prevalentes hoje em dia e a maioria não trata por preconceito, estigma, etc. Tambem admito que a medicina ainda
e muito ineficaz nessa área,com muitos efeitos colaterais graves, custo elevado, eu entendo bem o que você quer dizer nessa parte.
- Eu pessoalmente tenho um pé atrás com medicina alternativa,mas se você achou sua solução sem a orientação de um charlatão, quem sabe, eu acredito que um adulto pode escolher o tratamento que quiser, ou até morrer se for a escolha dele, já o charlatão , esse é um criminoso e deve ser tratado como tal.
- Sobre a questão de conexão, obviamente o universo é uma sistema fechado de energia e matéria, mas supor que uma entidade invisível criou algo tão absurdamente grande pra que um punhado de primatas em uma galaxia média em um planetinha fique bajulando ele, é algo que soa até infantil, muito egocentrismo.
- O grande problema do teísmo que quando você diz que um ser de infinita sabedoria guia você , nada do que esse guia manda você fazer será questionado, inclusive cortar cabeças.
- Dizer que as religiões falam da mesma coisa não é correta, quando cada uma delas tem doutrina propria e afirma, sem provas, ser a unica verdadeira. O que pode ser dito no entanto é que usam os mesmo truques e artifícios.
- Quanto eu chego a uma resposta correta sem saber como, eu apenas chamo de intuição, não preciso inferir algo sobrenatural pra explicar, é mais honesto dizer que não sabe algo do inventar uma história.
- Dizer que amor é uma consciencia divina é um tipo de auto-desprezo, como se as pessoas não pudessem ser donas de suas virtudes tal como são de seus vícios,eu realmente jamais diria isso.
O papa aceitou a evolução oficialmente porque a estória da carochinha do criacionismo já não convencia mais as pessoas alfabetizadas, então tiverem de ceder parte do terreno para não perder muito mais, tal como o papa de hoje fala de forma 'inclusiva' , são decisões políticas, porque afinal religião tem muito mais a ver com jogo de poder, pastores na política não é coincidência.
- Em todo caso espero que o seu tratamente alternativo funcione, talvez dê sorte, mas se der errado eu posso apostar que você não vai colocar a culpa em uma 'consciencia divina' , pra levar a culpa inventaram o capeta.