M4iir1c10
(usa Arch Linux)
Enviado em 29/03/2016 - 00:46h
clodoaldops escreveu:
Vejo alguns tópicos em que muitos colegas não precisam apenas saber a solução, eles tem tbem que adivinhar, decifrar, descobrir, qual o problema do outro usuário que não coloca seu problema de maneira clara e objetiva.
Não sei se estou ficando velho e ranzinza ou se a nossa língua portuguesa está sem deteriorando pois muitos não sabem se fazer entender!
Ola Clodoaldo e Galera do VOL,
Eu sei que é complicado ajudar quem não sabe qual é o problema. Tem muitos usuários que não sabem a diferença entre o wifi e o Bluetooth... a única coisa que eles sabem é que tem haver com conexão sem fio. Eu trabalho com áudio e as vezes eu estou ensinando sobre como através da rádio frequência que um microfone sem fio comunica com a base e de vez enquanto eu percebo que a pessoa me ouvindo esta pensando que a frequência de um microfone e uma rede sem fio (internet) é a mesma coisa... Acredite já me perguntaram como ver o IP do microfone ( ?!?!?!? ).
Ensinar é um trabalho chato e cansativo, todo o respeito aos professores que por um salário muito mal fazem malabarismo para ensinar. Vale apena lembrar que um dia você também não sabia nada, lembra do primeiro Live CD que você rodou? Ou a primeira vez que você compilou um programa... ou trouxe o comportamento de um usuário do Windows para o mundo Linux? Eu fiquei um bom tempo procurando o desfragmentador de disco no Linux...
Uma coisa que eu faço e analisar a pergunta, porque as vezes tem uns estudantes folgado que não querem usar a massa cinzenta e fica perguntando sobre a matéria que ele deveria estar estudando... Se a pergunta e suspeita eu só indico a direção, mas não dou a resposta de mão beijada... Se eu percebo que a pergunta e genuína eu mando uns comandos que vão responder as minhas perguntas, in vez de ficar:
-Qual partição você quer formatar?
-Eu quero formatar o HD, só que tem 3 HDs aqui.
-Então e um HD com três partições ou 3 HDs?
-Esta mostrando 3 HDs...
-Quais são?
-sda1, sda2 e sda3
Nessa geração onde tudo e um click, fica difícil fazer a pessoa pensar e decidir que fazer. E vamos ser realistas, hoje em dia, quem quer aprender sobre como funciona o hardware e o software são pessoas que tem uma queda por programação ou gosta de deixar o computador do jeito que o agrada. Esses são os usuários avançados e sinceramente, nem todos os usuários serão avançados... pense nos avozinhos que estão mexendo no Linux agora, eles não vão querer abrir um terminal e começar a usar o sudo a torta e a direita...
Por isso em favor dos usuários que sempre vão fazer perguntas sem sentido eu te peco... tenha paciência com eles e aprenda com a sua experiência... Se a pessoa que você vai ajudar não sabe que 2 + 2 = 4 então tenha uns scripts de diagnostico pronto, de uma vasculhada na pasta /proc para que você aprenda coisas novas e assim seguimos a vida vivendo e aprendendo uns com os outros.
"Sou ministro, sou músico, mas sou sobretudo, um hacker em espírito e vontade."
Gilberto Gil
-Esse entendeu o significado da palavra Hacker.