![Hugo Cerqueira Hugo Cerqueira](//static.vivaolinux.com.br/imagens/fotos/20.png)
hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 12/02/2019 - 21:40h
Fabio_Farias escreveu:
Eu sempre usei o Firefox desde que o conheci em sua versão 2.0. Mas atualmente não sei se há muita escolha. Quase todos navegadores tem a base do Chrome. Até a Microsoft aceitou a derrota e vai basear seu navegador nele. Nesse disputado campo vejo somente o Firefox como um navegador diferenciado que ainda resiste. Mas a questão é saber se resistirá por muito tempo. A ideia de ter toda a internet nas mãos do Google não me agrada. Estou sendo muito paranóico?
Abraço!
Talvez esteja sendo um pouco paranóico sim, mas não acho que a paranóia seja necessariamente algo ruim.
Mas a questão é a seguinte, em relação ao Firefox eu diria que você está sendo até (com todo o respeito) ingênuo. A Mozilla é campeã em se fazer de boazinha, mas é lobo em pele de cordeiro. Tem relevância e importância histórica, mas há tempos deixou de representar os interesses do internauta.
Em relação ao Google dominar a Internet eu acho exagero. Primeiro porque a Internet não se resume à Web. Segundo porque mesmo a Web tem em sua infraestrutura muito mais do que os navegadores. Esses estão apenas na ponta final, e existem muitos deles, acho que este tópico já apresentou vários e ainda assim isso não é 10%.
Além do mais, ainda que todos os navegadores usassem o mesmo motor e esse motor é desenvolvido pela Google, isso não significa necessariamente que eles estão subordinados à Google. Dependerá da licença de uso e da disponibilidade do código-fonte.
E ainda assim, vamos pensar que esse cenário distópico fosse uma realidade: ainda assim, você poderia desenvolver o seu próprio navegador junto com outras pessoas que tivessem essa mesma preocupação, e garanto que muitas pessoas teriam (eu inclusive). HTML e HTTP são padronizados e isso significa que você pode desenvolver um navegador e saber que ele vai funcionar com as páginas e servidores que aderem ao padrão.
O que realmente é ruim e indesejável em um navegador é que ele faça requisições não solicitadas pelo usuário, e por isso apresentei um link que fala justamente sobre esse aspecto dos navegadores, em um post anterior neste mesmo tópico.
Mas enfim, acho sua preocupação totalmente válida e a descentralização é quase sempre algo bom. Afinal, é quase sempre ruim que exista apenas um único ponto de falha e apenas um único ponto de controle.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/