Tukiss
(usa Debian)
Enviado em 16/12/2016 - 01:10h
unnslacker escreveu:
"Eu tenho um notebook relativamente modesto e uso Slackware 14.2 com XFCE/WMaker/OpenBox completamente de boa!"
O problema não é meu hardware que é fraco, afinal, o Slack funciona em maquinas bem modestas. Meu processador é um A10 7890K!
De fato, não tem nada a ver (aqui) com a potência do hardware, principalmente se ele for forte;
"Toda distro hoje em dia é capaz de detectar o teclado e qualquer outro componente do micro, isso porque tem um KERNEL para isso, o famoso Linux; não é função da distro detectar hardware e sim, do Kernel Linux."
ERRADO, as distros "Pais", compilam o Kernel de acordo com suas necessidades/preferencias. A rumores que o Slack tem um Kernel mais próximo ao original. O Debian faz alguns ajustes, o qual considero o melhor, se não me engano, o Debian tem o maior suporte de arquiteturas. O Funtoo derivado do Gentoo vem com o Kernel compilado pelo Debian, o Fedora compila de uma maneira diferente de ambos e assim por diante. Não depende exclusivamente do Kernel, e sim o que a distro fez com o Kernel para reconhecer os periféricos!
NÃO! O Kernel tem módulos próprios para isso; antigamente tínhamos módulos como o hotplug e o HAL, hoje o udev e seus derivados fazem praticamente tudo sozinho. A distro pode sim fazer suas modificações/adaptações, mas é o Kernel quem ainda vai detectar o hardware - essa é uma de suas mais principais e primordiais funções!
"Quanto ao problema com layout de teclado, este simples comando põe ordem na casa: setxkbmap -model abnt2 br"
O problema não está no simples layout, ele simplesmente não funciona após atualização. Não é aquele probleminha besta de o "Ç" não sair... Antes de reclamar ou considerar ela ruim, pesquisei. Acredito que você não leu tudo.
Confesso que não prestei muita atenção, você quer dizer que ele simplesmente não funciona?
"O simples comando acima só não funcionaria se tiver feito uma instalação incompleta, deixando de instalar pacotes realmente essenciais ao sistema; mexer nos arquivos ~/.xinitrc ou /etc/rc.d/rc.local também resolveriam esse problema."
Deixei ele o mais enxuto por cima, segunda coisa que fiz foi atualizar!
O que você quis dizer com "mais enxuto"?
"Slackware é assim, só usa quem estiver disposto a garimpar configs e manuais."
Aqui sim concordo... Slack só perde para o Gentoo, o qual necessita compilar!
Sim, mas depende também de qual stage você usa, fora também o Portage!
Meio com sono agora, vou responder as principais... Quis dizer que não modifiquei nada e nem mexi nas configurações, simplesmente instalei e assim que fiz o primeiro login, atualizei!
Traduzido pelo Google:
"2.1. Alterações na fonte do kernel
Os kernels no Debian são distribuídos em forma binária, construídos a partir da fonte do kernel Debian. É importante reconhecer que a fonte do kernel do Debian pode ser (e na maioria dos casos é) diferente do montante (ou "pura") fonte do kernel, distribuído a partir de
www.kernel.org e seus espelhos. Devido a restrições de licenciamento, informações de licença não está claro, ou não cumprimento das Regras do Software Livre Debian (DFSG), partes do kernel são removidos, a fim de distribuir o código fonte na main seção do arquivo Debian. Tal remoção produz linux_ version .orig.tar.xz tarball, que serve como fonte a montante inicial. version é a versão real upstream. "
Essas "pequenas" alterações no Kernel, trazem um grande impacto no usuário final, algumas modificações vão favorecer usuários X da marca Z, e outros vão ficar pu*** com o reconhecimento do usuário Y. Enfim, admiro os Slack's, mas hoje procuro instabilidade e tempo... Não quero "perde" tempo para fazer um simples teclado funcionar...
Abraço a todos!