pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 01/03/2020 - 23:06h
mcradr escreveu:
Meu uso é muito parecido com o seu. Uso com mais frequência ferramentas de escritório e navegação, NETFLIX, etc. Meu último note foi um Acer básico que durou cerca de 10 anos até morrer. Comprei outro da marca para substituir, com o mesmo perfil básico. Quase dois anos de uso , sem problemas. Uso em Dual-Boot com o W10 que veio de fábrica. Não coloquei SSD. Apenas +4 gb RAM. A é I3 6006U com gráfico Intel 520. Creio que um I5 com 8 GB seja mais que suficiente para o que quer. A marca pode ser a que mais tenha simpatia , a que tenha tido melhor experiência, etc.
Meu note atual é um corei3 de primeira geração e, acreditem se quiserem, é da CCE. Ele tem mais de 10 anos de uso e ainda funciona bem, sendo que o único upgrade feito nele foi instalar mais dois gigas de RAM (ele veio com dois e agora tem quatro). Ah, a placa de rede sem fio queimou neste ano mesmo e peguei uma Broadcom do note da minha filha, que morreu há alguns anos (dois dos quatro gigas de RAM também são do mesmo "defunto"). A Broadcom (BCM4313 - 802.11bgn) deu trabalho para configurar no Linux, mas já está funcionando perfeitamente (a placa queimada não era "n").
Tenho pena de aposentar esse notebook guerreiro antes que ele morra, por isso acabei decidindo por comprar um SSD e mais RAM para ele, ao menos por enquanto. Vou deixar a compra do notebook novo para o segundo semestre, com o dólar estabilizado (será?) e a economia brasileira mais assentada (talvez). Há, ainda, a possibilidade de comprar esse notebook fora, em possível viagem. Vamos ver no que dá.
Agradeço a todos que postaram aqui.
Tópico encerrado.