DecioSP
(usa Slackware)
Enviado em 11/02/2010 - 00:48h
Bom, vou começar pelo off-topic e dizer que concordo em partes com o que você diz, muitos usuários, principalmente os da nova geração do linux, tem uma atitude bem negativa com os novos usuários.
Confesso que tenho pensado no porque dessa atitude, e a uma das conclusões que posso chegar é que grande parte deles tiveram que passar por este (por que não dizer tortuoso) processo de adaptação, muitas vezes sendo vitimas dessa atitude por parte de outros e agora descontam nos mais novos. (E veja que isso é uma caracteristica inerente ao processo, vemos uma atitude similar no cotidiano, posso até citar o exemplo das escolas, ou melhor ainda, das universidades, onde o ingressante sofre na mão dos veteranos, para depois descontar no futuros ingressantes quando estiverem na qualidade de veteranos)
Não que eu concorde, pelo contrário, discordo totalmente dessa postura, mais tenho que admitir que ela existe.
Outro ponto, este em defesa dos usuarios mais antigos, é que hoje temos uma sociedade que está se acostumando com uma postura muito imediatista, ou seja, as coisas precisam ser resolvidas na hora e de preferencia da melhor maneira para a parte interessada.
Não obstante, vejo uma crescente "acomodação" por parte de algumas pessoas, que preferem ficar perguntando em diversos locais diferentes, ao invés de simplesmente ler um manual, um tutorial, ou mesmo o post anterior ao dela, por exemplo.
Esses dois fatores, acabam levando a situações que podem tirar do sério até a mais calma das pessoas, um exemplo, eu pessoalmente não dedico muito tempo do meu dia a fórums e outras comunidades virtuais em função de obrigações profissionais, mas conheço pessoas que dedicam 8, 10 horas, as vezes até mais, por dia, com interações a essas comunidades. Essas pessoas começam a cansar de responder as mesmas perguntas principalmente porque alguns usuarios simplesmente tem "preguiça" de ler o que foi escrito por outro 2 minutos atrás. Para agravar, existem algumas pessoas que postam a mesma dúvida em, digamos, 10 locais diferentes e ficam de 5 em 5 minutos escrevendo coisas do tipo: "e ae, niguem vai da um help naum" ou "este fórum é uma *** ninguém ajuda ninguém mesmo nessa ***"
Eu percebo que isso acaba afastando as principais pessoas que poderiam ajudar, deixando-os a merce dos famosos "trolls" que todos conhecemos.
Mudando um pouco o foco, com relação a produção editorial, posso dizer que o linux possui os mais notaveis editores de texto, um exemplo disso é o LaTex que foi, e ainda deve ser, unanimidade na comunidade cientifica, em especial em setores relacionados a ciencias exatas. Em produção gráfica, sou um pouco leigo, mas ouvi dizer que o GIMP faz "tudo que o photoshop faz e mais um pouco" (palavra de usuários). Já na edição visual, que também sou leigo, mas parece que o linux ainda não tem algo que se compare ao Final Cut, ou ao After effects. (ouvi falar do Fusion, Jashaka e shake) mas confesso que nunca nem sequer tentei instalar qualquer um desses programas.
De qualquer modo, eu acho que boa parte dos aplicativos que existem hoje para o Windows, tem sua contra-parte no linux (em geral muitos vão dizer que a contraparte do linux é melhor que a do windows, mas isso deixo para você avaliar) e com uma grande vantagem, no linux quase tudo é software livre. (Os exemplos classicos que me vem a mente são o Openoffice, que na minha opinião não perde em nada para o MS Office e o Firefox. Você pode notar que de tão bons, hoje eles até tem sua versão no windows)
Bom, embora já tenha divagado demais, tenho que comentar que não sei o que é ter problemas para postar por causa dos irmãos mais novos, uma vez que sou filho único. ;-)
Agora, deixando a conversa de lado e partindo para o lado prático, preciso fazer umas perguntas que podem parecer bobas, mas que as vezes são tudo o que precisamos para resolver os problemas.
1 - Você tem os codecs para reprodução instalados como o colega comentou? Ou melhor, você consegue reproduzir outro tipo de video ou DVD que não este que você está tentando?
2 - Você tem certeza que não é problema na midia do DVD?
3 - Você tentou abrir o MPlayer, clicar com o botão direito e usar a opção open->play DVD ou DVD->open disk?
4 - Você tem o Xine instalado no computador? (Em geral ele está em Application/multimedia)
5 - Caso você tenha, já tentou colocar o DVD na bandeja, abrir o xine e clicar no botão DVD ou até mesmo no VCD?
Desculpas antecipadas por todas essas perguntas.
Minha recomendação é que você tente baixar da internet um video em formato conhecido (avi, mp4) e tente rodar esse video com o xine ou Mplayer por exemplo. Caso o video não rode, é possivel ser problemas nos codecs.
Em sendo isso, eu prometo que vou dar uma olhada melhor nesse Insigne Momentum e respondo qual é a melhor maneira de atualizar o player.
Para terminar, um pequeno procedimento que você poderia fazer é o seguinte:
Abra o MPlayer, Abra o xine e abra todos os players que você acha que poderiam rodar um filme. (Deixe todos eles abertos sem fazer nada)
A seguir, abra o terminal, aquela janelinha de texto que eu comentei anteriormente, e digite exatamente isso e de um enter:
ps -A (Cuidado que o A é maiusculo)
Copie tudo que aparecer e cole aqui. (Cuidado que para copiar, você não vai poder usar o ctrl+C, a melhor forma é selecionar tudo, clicar com o botão direito em cima da seleção e escolher copiar)
Isso vai listar todos os processos que você tem executados, e vai ajudar a traçar um perfil melhor do que você tem instalado ai na maquina.
Para terminar (agora eu prometo que vou terminar de verdade :-)), você sabe se seu laptop é uma maquina é 32 ou 64 bit? (Quantos megas ele tem de RAM?)