stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 01/04/2008 - 17:37h
ta certo que o Vista ta longe de ser um linux.
Só que tem 2 coisas que realmente me surpreenderam no Vista(e não é pq é primeiro de Abril). Faço um software que é escrito em java e tem uma parte em C e a parte java é realmente pesada. Este software funcionou incrivelmente melhor no vista doque no linux por incrivel que pareça. Culpa do java ? Talvez... ainda não consegui chegar a afirmação nenhuma mas a verdade é que o gerenciamento de memória e de multipla cpu no Vista esta infinitamente melhor que no XP. No linux a performance era muito superior ao XP, bem como o Mac. No vista ele bateu feio nos outros. Talvez seja questão de otimização mas o software não é pra usuários avançados.
Em relação a Virus o Vista melhorou bastante tbem, pois programo tbem com Win32 e é preciso fazer malabarismos com os programas além de solicitar permissão de administrador com o UAC em ultimos casos, pois agora o Vista roda igual o linux, tudo com baixa permissão e somente tem poder de administrador se colocar a senha do mesmo (igual o sudo do linux, copiaram mas enfim). Acredito que isso dificulte bastante a entrada de virus pois a maior parte que ja vi o código fonte não conseguiria entrar. Lógico que é questão de pouco tempo para descubrirem falhas em outros locais e logo entrarem, mas esta história de virus eu prefiro não discutir pois o linux tem menos virus por ser menos utilizado, pois se tivesse uma utilização de 92% dos computadores (hj o linux tem 3,4% no mundo) com certeza taria cheio de virus pra linux, pois o sistema de permissão não garante tudo, senão o Vista estaria garantido.
O problema maior do windows é o usuário. Grande parte deles é leigo, pois pode ver que usuários avançados raramente formatam a máquina ou pegam virus. Eu fiquei muitos anos sem formatar o Windows NT (que era uma droga) na epoca que o utilizava. Usuários leigos já estão desligando por padrão o UAC no Vista pois acham que fica lento e abrindo (escancarando novamente) as portas para os virus e trojans. Usuários leigos não conseguem consertar nenhum sistema, nem linux, nem windows.
Em relação a comparar PHP com .NET, é covardia, pois são coisas totalmente diferentes. PHP é excelente dentro doque é proposto mas muito limitado. Comparar Java com .NET é uma comparação justa. .NET espanca o PHP em recursos, produtividade, facilidade etc. Eu não gosto de .NET e acho péssimo em muitas coisas, mas não é correto compara-lo com PHP. É a mesma coisa que comparar a manutenção de um Vectra com um Gol 2.0. O Gol pode andar mais rapido que o Vectra, e ter a manutenção bem mais barata, mas nunca irá oferecer o conforto (no caso do software recursos) como o Vectra.
Não gosto de Windows mas infelizmente por diversos fatores ele hoje é o sistema mais utilizado do mundo e qualquer programador que não faça seus programas serem compativeis com o tal e se neguem a utiliza-lo, pode passar fome. Como eu sempre falo, programadores tem que brigar pela compatibilidade dos softwares com linux, para ai sim os usuários poderem escolher oque preferem usar. Em casa uso somente linux pelo fato dele me atender em tudo que preciso. Se todo software fosse compativel com linux, muitas pessoas abandonariam o windows.
Quanto a mensagem de primeiro de abril, vou considerar uma brincadeira pelo fato de que a rede no Vista continua a mesma porcaria, mas acredito que muita coisa mudou desde o Windows NT, pelo menos na vivência que tive profissionalmente com o Windows, da mesma forma que o linux evoluiu muito de 10 anos pra ca.