ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 27/12/2009 - 10:54h
Olá André,
O problema acontece por vários motivos. Primeiro, a maioria dos usuários que vêm do Ruindows acha que tudo vai funcionar também no Linux.
Segundo, nem todos os usuários que usam o Linux há algum tempo sabem que comprar hardware baseado na VIA e na SiS, por exemplo, é problemático. Por exemplo, o colega de faculdade que me incentivou a usar o Linux pela primeira vez NÃO entendeu porque o adaptador de vídeo do meu laptop (da VIA) ficava lento enquanto que o dele (Intel) funcionava perfeitamente sob a mesma distro (openSUSE 11.0).
Terceiro, mesmo os avisos na internet sobre isso não são bastante convincentes. Por exemplo, em uma dica que alerta os usuários sobre o problema de comprar equipamentos com periféricos sem driver (http://www.vivaolinux.com.br/dica/Nao-compre-hardware-que-nao-seja-suportado-pelo-Linux/) alguns usuários (aparentemente avançados) afirmam nos comentários que é satisfatório usar adaptadores de vídeo com o driver VESA, quando não é verdade. Você vai perceber isso quando quiser assistir um vídeo, jogar em 3D, ou mesmo quando quiser total desempenho do processador e ver que metade (exagero) da sua capacidade está sendo usada apenas para manter a interface gráfica (Xorg) rodando.
Portanto, acho que é necessário que comecemos a divulgar que o Linux só funciona perfeitamente com o hardware suportado. Mais que isso, devemos explicitar quais periféricos funcionam e quais não funcionam com o Linux. Por todos os problemas relacionados ao Linux que você pode encontrar por meio de uma busca no Google, a maioria é referente a periféricos sem driver (faça um teste). E esse pode ser um dos principais motivos pelo qual o Linux não tem tantos usuários como merece, por tudo de bom que o sistema é!
Abraços.