Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 03/08/2010 - 11:39h
Existem também empresas que desenvolvem software livre (seja open ou simplesmente freeware) como forma de fazer propaganda institucional (o caso da Apple com o CUPS e a Sun com o OpenOffice, por exemplo).
Puxam a brasa para a própria sardinha mas em compensação favorecem a toda uma comunidade.
Estão nada mais nada menos que plantando para o futuro ao mesmo tempo em que se fazem ver com simpatia pelos usuários.
( Diz um velho ditado que se apanha moscas é com mel, e não com vinagre ).
-------------
Virus:
Existem diversas formas de se implementar códigos para chegar a um mesmo resultado.
O manjadíssimo virus "Stoned" que se faz copiar e executar por um número de vezes sempre crescente, tem versões de 512kb mas também de apenas 32kb.
A finalidade dele é a de se copiar, se adicionar ao HD e reexecutar mais e mais vezes, de forma a ocupar todo o processamento da máquina.
Fica devagar-quase-parando, até parar MESMO.
O "Michelangelo" (que apaga todo o conteúdo do HD no dia 6 de março) tem várias versões "25 de março", porém uma delas exibe aquele famoso quadro do teto da Capela Sistina. O usuário fica todo bobão e contente ao ver aquela bela imagem aparecendo do nada, sem saber que seus dados e aplicativos estão arrumando as malas e indo embora...
Ora, qualquer um faz, transmite e provoca a execução de um código que no dia x às xx:xx horas execute um determinado comando (como por exemplo FORMAT C: /U /Y). Nesse caso, seria o "Michelângelo de pobre"...
Eu mesmo já fiz (de brincadeira) o "Virus do Ipiranga" (que tocava os primeiros compassos do hino nacional) e outras brincadeiras viróticas "do bem".
É possível fazer virus para linux? Sem dúvida, e existem muitas pessoas capacitadas para isso.
Porém a comunidade Linux em todo o mundo conta com um sentimento moral e ético bastante elevado de seus usuários (aqui no VOL há várias demonstrações disso).
Haja vista ao fato de usarmos software opensource e ao mesmo tempo sermos ferrenhos defensores dos direitos autorais e de propriedade intelectual, e totalmente avessos a qualquer forma de pirataria.