jfgreco
(usa Mandriva)
Enviado em 17/11/2009 - 10:32h
Venho aqui para dar uma satisfação e poder encerrar a questão que levantei.
Como já disse anteriormente, não estou aqui para defender um ou outro SO, mas acredito que com minha experiência, posso ajudar mais alguém. Coloco-me a disposição no email jfsgreco@yahoo.com.br, para qualquer dúvida, visto que infelizmente não tenho muito tempo de ficar navegando no Forum.
Bem, a solução para mim foi a mais triste possível para os "Linuxers" de plantão. Comprei licenças Windows e mudei o perfil de minha empresa, de uma Lan House movida a Linux para a típica Lan House movida a Windows.
Vamos aos benefícios:
- Os usuário pararam de me chamar a todo tempo.
Com Linux, 80% dos usuários chamavam-me ao sentar-se na máquina, pois diziam que não conseguiam fazer isso ou aquilo. Desses 80%, 100% dos casos a culpa foi do usuário e não da máquina ou do Linux. O usuário é reativo, e ao ver alguma coisa diferente, já acha que a culpa é da máquina, do sistema, etc... Masss, como são eles que me dão dinheiro, achei melhor eu me adaptar a eles do que esperar que eles se adaptassem a mim.
- Consegui as licensas por valores bem abaixo do mercado junto de meu fornecedor. Acredito que por conta do lançamento do Windows 7.
- Ainda rodo o OpenOffice, e curiosamente agora que é Windows, o usuário nem nota a diferença! É mole?
- Jogos rodam normalmente.
- Mesmo achando o LanBR um "mais" que Excelênte software de controle de máquinas para Lanhouse, pude instalar agora o VSCyber, que me dá muuuuuito mais controle sobre as máquinas e deixa o usuário extremamente feliz.
Agora ao que piorou:
- Perda de desenpenho:
As máquinas com o Mandriva ficavam bem mais rápidas. É incrível como o Windows faz com que a máquina perda desempenho. Mas o usuário nem se incomoda, é incrível, parece que gosta de sofrer.
- Evidentemente aumentei o preço da hora de acesso, afinal ainda não consegui a mudinha da árvore do dinheiro.
CONCLUSÃO:
Por mim, as máquinas continuavam rodando Linux, eu não gastava nada, teria um excelênte SO rodando na rede e pronto. Porém, o mercado tende para o Windows, os usuários não estão nem ai para o Linux, não querem saber do esforço da comunidade Linux para desenvolver um SO cada vez melhor, querem a carinha do MSN, IE, e pronto, tudo que for diferente será apedrejado!
Uma alternativa para não por Windows, seria utilizar o LanOS, dos mesmos desenvolvedores do LanBr, que pode ser conhecido em
www.portalcriativa.com.br. Porém, não é uma alternativa muito válida, pois os caras do portal criativa querem vender um plano mensal para a utilização do SO modificado por eles, e não uma licensa que eu pago uma vez só e pronto, posso utilizar o quanto quiser. Sendo o menor plano deles no valor de R$ 49,90 mensais para utilizar a solução LanOS, fica inviável adquirir mais uma conta mensal, fora as altíssimas e extremamente necessárias LUZ, TELEFONE, ALUGUEL. Ou seja, na minha concepção, eles não pararam para pensar direito no público que querem atingir. Fazendo com que micro-empresários como eu acabem optando pelo Windows. Porém, nem tudo é espinho, eles disponibilizam o software LanBR gratuitamente para a utilização em até 16 estações, e isso é muito bom, quebra um galhão!