
meupapel
(usa Outra)
Enviado em 06/08/2013 - 00:42h
Linus faz uso do PAE (Physical Address Extension (PAE) (em português: extensão de endereço físico1 2 ) e assim tem o limite até 64 gigas de RAM. É uma funcionalidade dos processadores x86 que os permite endereçar uma quantidade de memória RAM e dipositivos que ultrapassa os 4 gigabytes.
Foi primeiramente implementado no processador Intel Pentium Pro1 em 1995 e foi aprimorado pela AMD para adicionar um nível na hierarquia de tabelas de páginas, para permitir endereços físicos de até 52 bits, além de adicionar a funcionalidade do bit NX e torná-lo modelo de paginação do long mode3 . PAE é fornecido nos processadores Pentium Pro da Intel e seus sucessores, bem como em processadores AMD.
Para utilizar esta funcionalidade é necessário tanto o suporte do sistema operacional quanto da CPU. O kernel Linux inclui suporte completo ao PAE desde a versão 2.3.234 , permitindo acesso a até 64 gigabytes de memória em computadores de 32 bits. Várias distribuições Linux passaram a utilizar o kernel com o suporte ao PAE ativado porque ele provê a funcionalidade do bit NX5 . Windows também possui suporte, porém as versões desktop de 32 bits estão limitadas a 4 gigabytes de memória por questões de licenciamento6.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Physical_Address_Extension
Cesar