israel_miranda
(usa FreeBSD)
Enviado em 07/03/2010 - 11:57h
A falta de padronizacao das distribuiçoes é muito grande, se fosse só o sistema de gerenciamento de pacotes, tudo bem, mas uma distro usa alsa, outra usa pulseaudio, ubuntu particularmente é mestre em testar novas tecnologias experimentais, tecnologias essas que as vezes como nao sao maduras nao viram padrao de industria, e ai na proxima versao quando voce vai ver, cade recurso xyz ?
Ah, foi substituido por funcionalidade abcd
Ou seja, voce nao pode mais escolher qualquer distribuiçao linux como plataforma para desenvolver um software sem se preocupar se o framework que voce usa vai existir no futuro.
A diferença entre as distribuiçoes esta ficando grande demais.
Hoje em dia, eu considero cada distribuiçao um sistema operacional diferente, cada um com suas peculiaridades, kernel e pacotes em comum, mas um funcionamento diferente uma da outra.
Isso no mundo linux e um lixo!!!
Ja fui usuário de carteirinha do Debian, na minha opiniao é o melhor projeto sem fins lucrativos de software livre que existe, mas particularmente nao uso mais debian para servidores(a nao ser que o cliente peça explicitamente), escolho sempre Centos/Red Hat, porque ? Porque virou padrao da industria( na verdade é mais pelas atualizaçoes garantidas durante anos e anos), tem um ciclo de desenvolvimento mais apropriado para enterprise.
Na minha opiniao Red Hat e o melhor linux, eles desenvolvem projetos
[*****]:
Jboss
lib-virt
Cobbler/Koan
so os que me vieram a mente rapidamente pra citar alguns.
Queria um "roadmap" mais bem definido de algumas distos, isso já seria o bastante!
Por isso acabei ficando com Solaris, FreeBSD, NetBSD e OpenBSD.
Agora, o red hat pra mim já é um sistema no nível dos UNIX citados acima, porque é tao estável quanto eles e tem recursos fodas disponiveis na versao estável.
Gentoo também merece respeito. Apesar da complexidade e do trabalho de usar um S.O. orientado a compilaçao de pacotes, exatamente por isso ele é todo flexível e voce coloca ele do jeito que quiser! Pra desktop, se voce tiver um cluster GCC pra compilar os pacotes em tempo habil é uma beleza!
Fica ai minha mega-reclamaçao
:p
Linux distros Unam-se!