Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 17/02/2011 - 02:08h
A questão tem vários aspectos:
Em primeiro lugar, não dê ouvidos a palpites de quem nada entende do que está falando. Isso não é conselho que se dê, e da forma como o foi, é mais algo como uma "tentação infernal" que propriamente um "conselho".
Isso é conselho de bruxa malvada...
Em segundo lugar, acho que para fazer "ESBOÇOS em planta baixa" e ainda por cima em "2D" você não precisa nem mesmo de um programa de CAD, quanto mais do (excelente) AutoCAD.
Conheço pessoas que fazem isso (e até mesmo artes gráficas) no próprio MS-Paint, que a meu ver é o programa mais simplificado que se possa ter para fazer qualquer tipo de desenho! Se bem que é bitmap e não vetor, o que irá requerer uma certa prática a mais para as coisas darem realmente certo.
Para isso que você precisa, o Inkscape já lhe atende.
Mas, para quem já está acostumado com um programa de CAD e não com um programa de desenho vetorial, existem dois CADs para Linux que irão atender razoavelmente dentro daquilo que você REALMENTE precisa (longe da excelência do AutoCad, mas ATENDEM).
Acho que para matar algumas poucas formiguinhas, jamais precisaremos realmente de um míssil nuclear...
Em terceiro lugar, Windows 7 é uma péssima escolha, especialmente para quem deseja TRABALHAR (e ter responsabilidades) com ele (a não ser as versões Premium, que são caras demais, uma péssima relação custo/benefício).
Eu recomendaria o Windows XP, que no entanto já não tem mais suporte oficial e está mais ultrapassado que esse tal "linux RED FLAG".
"Vista", nem pensar!
No entanto, como você não conseguiria COMPRAR LEGALMENTE o XP, seria MAIS UM a fazer coro com os praticantes da pirataria em nosso país.
O AutoCad também é um software caro.
Por aqui você não encontrará ninguém que o incentive a instalar cópias pirateadas.
Em quarto lugar, esqueça-se desse "Linux alienígena". Esses fabricantes parece que fazem isso a propósito, para que as pessoas não tenham uma real dimensão do que seja um "Linux de verdade", atualizado, que possa adaptar-se com perfeição ao seu hardware e às tecnologias do momento.
Não darei palpite sobre as muitas distros que você poderá instalar com sucesso em seu hardware, que é de boa qualidade.
Agora, as palavras seguintes são mera opinião minha: "Ninguém que precise de um computador PARA TRABALHAR precisa REALMENTE do windows".
Isso não porque "não presta", mas porque o bom senso nos mostra que manter um computador Windows a nivel PROFISSIONAL E SAUDÁVEL, sai CARO a curto, médio e longo prazos.
E estou falando de dinheiro vivo imediato, mas também de outras quantias que têm de ser desembolsadas com aquisição periódica de antivirus, antitrojans, visitas técnicas para remoção de malware e reformatações sob qualquer pretexto. Fora o risco de invasões por parte de crackers, etc.
Alguns alegam que é o contrário, que o "Linux é que sai caro", é difícil, etc.
Senão vejamos:
- Quanto custa a distro em si?
- NADA (se baixarmos LEGALMENTE pela internet) ou
- SÓ UM POUQUINHO se adquirirmos um CD ou DVD diretamente com a garantia de algum distribuidor.
- Quanto custa o pacote de escritório completo?
- NADA. Ele costuma vir junto com a distro.
- Quanto custam o antivirus e o antitrojan necessários para usar o Linux durante um ano?
- NADA. Ainda não existem virus em quantidade sequer considerável e mesmo que eventualmente existam, não executam no Linux, A NÃO SER QUE O PRÓPRIO USUÁRIO AUTORIZE EXPLICITAMENTE A SUA EXECUÇÃO.
- Quanto custam as atualizações?
- NADA. Elas são anunciadas pela internet, geralmente no site do desenvolvedor e nos forums especializados, como o Viva o Linux, o Guia do Hardware, e outros.
- De onde baixar programas, codec, plugins e todas essas coisas que no Windows o usuário tem de correr atrás, pela internet afora?
- SEMPRE do repositório confiável da própria distro.
Dificilmente um usuário Linux precisará (ou desejará) baixar arquivos de fontes não-confiáveis.
- Linux "não tem garantia do fabricante".
- Os desenvolvedores do Linux (boa parte voluntária) estão espalhados por todo o globo terrestre, e agem 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias ao ano. Agora mesmo, neste exato momento, há colaboradores e entusiastas no Japão, na Austrália, na Nova Zelândia, na África, na Alemanha, em Portugal, que estão em plena atividade, seja desenvolvendo novas facilidades, drivers, plugins, seja fazendo plantão em alguns dos milhares de foruns, ajudando gratuitamente e de formaeficaz aos usuários Linux de todo o mundo.
A meu ver, a única desvantagem do Linux recai sobre quem NÃO TRABALHA com ele: OS JOGUINHOS, que são a verdadeira "praia" do Windows.
No mais, Linux tem multimídia, internet descomplicada. rede descomplicada, tudo descomplicado.
Linux relaciona-se nativamente com TODOS os dispositivos de hardware que tenham sido feitos para o hardware do Pc (e não para o windows).
Pode-se afirmar com toda segurança que o dispositivo que de todo NÃO funcionar no Linux ou em outros sistemas operacionais (talvez impressoras, webcams, etc.) é porque propositadamente não foi feito "para o computador", mas apenas "para o Windows".