Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 13/06/2019 - 04:04h
Quero agradecer principalmente a Sra. ou Senhorita ... Zoma..... vc é muito didatica.... em suas explicaçoes.... Parabéns ( vc já foi ou é instrutora/professora ?)
Pois é Tarcísio, sou homem, rsrsrs. Sobre ser professor, pior que não, mas todo mundo diz que tenho vocação pra ensinar, você não foi o primeiro.
Então .... outra pergunta.
Porque dentro de uma mesma distribuição.... existem tantas versões?
Ex... Ubuntu - gerou ... Xubuntu... Ubunto tal... e etc?
Com certeza tem suas diferenças..... mas em que principalmente? .... diz a respeito dos pacotes (uma versão tem mais opçoes que a outra)... para satisfazer a necessidade de cada usuário?
Porque eu quero em um futuro próximo.... me dedicar a distribuição Linux voltado para ambiente de rede.
No caso do Ubuntu, porque nem todo mundo gosta do ambiente gráfico disponibilizado. Então, existem variações para todos os gostos, todas usando a mesma base: Ubuntu.
Por exemplo,
Ubuntu (padrão) usa Gnome como ambiente gráfico. É um ambiente que não agrada todo mundo, mesmo sendo o carro chefe do Ubuntu.
Kubuntu usa KDE que é um ambiente gráfico muito completo em todos os sentidos, por padrão, lembra um pouco a aparência do Windows (menu + barra inferior), mas o KDE pode ser modificado para parecer qualquer coisa se você tiver paciência. Existe configuração pra tudo.
Xubuntu usa o Xfce que é um ambiente modular, leve e rápido, geralmente destinado a quem tem um computador mais simples. É um ambiente também bastante customizável.
Ubuntu Budgie usa o Budgie que é um ambiente criado pela distro Solus, como uma reimaginação do Gnome. O ambiente em si usa muitas aplicações e compartilha várias bibliotecas com o Gnome, mas tem um approach totalmente diferente do Gnome.
Ubuntu MATE usa o MATE que é um ambiente também leve e que se baseia no antigo Gnome 2, o Gnome clássico. MATE surgiu como um fork do Gnome.
Lubuntu é usa o LXDE e LXQt (dependendo da versão) e é focado em máquinas realmente antigas do tipo: "se Ubuntu MATE e Xubuntu não rodam, melhor tentar o Lubuntu". Brincadeiras a parte é um ambiente extremamente simples e leve e também bem feio (afinal, beleza não é seu foco principal).
OBS. > Muito oobrigado pela dica de instalar o Grub em uma partição em separado. Valeu demais...
De nada!