removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/02/2015 - 22:13h
effectos escreveu:
@ru4n Voce destacou algumas configuracoes em modo texto para Mac e Ubuntu, que sao excesoes, mas como voce mesmo disse, e muito bem dito, isso e um legado do sistema Unix.
Apenas encerrando o assunto, gostaria de dizer que nenhum sistema e perfeito (alguns slackers vao discordar disso), entao todos vao gerar problemas, alguns mais outros menos, cada um oferecendo pontos positivos e negativos, e o que impede que o sistema GNU/Linux seja adotado pela maioria das pessoas, e uma maldita filosofia, que usuarios comuns precisam saber configurar o sistema para utiliza-lo, e como dizer a um motorista que para ele dirigir o carro, ele precisa saber arrumar as partes mecanicas do mesmo. Mas depois de muito tempo com essa filosofia estavel dentro do universo GNU/Linux, algumas distribuicoes vem abolindo essa pratica, sendo amplamente criticados por isso, que e o caso do Ubuntu e seus derivados.
Vejo que essas "exceções" prejudica muitos usuários comuns. É driver que precisa ser compilado para fazer um dispositivo funcionar (isso no Ubuntu), é pacote que não é atualizado nos repos e precisa compilar & instalar através dos sources (novamente, isso no Ubuntu). Ou seja: qualquer distro que seja o usuário que enfrentar esses problemas vai ser obrigado a aprender a lidar com eles do modo hard. Isso não é exceção.
Quanto a filosofia eu também não concordo, principalmente com a visão da GNU em somente usar softwares free. Isso é utopia.
O Linux nasceu para ser um unix-like, por mais GUIs que a Canonical criar em cima disso nunca será perfeito. Quanto a isso, concordo com que Patrick Volkerding disse em uma entrevista, bem antiga por sinal, que diz assim:
" [...] eu não tenho nada contra a configuração do sistema utilizando esses utilitários gráficos, mas na minha opinião esses programas devem ser escritos pelo próprio autor do programa que está sendo configurado. Por exemplo, o Eric Raymond inclui um utilitário chamado fetchmailconf na distribuição do fetchmail. Nesses casos, você pode ter certeza de que os dois programas estão sincronizados como se deve. " (http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=3363)
Sei quais as vantagens em utilizar Slack e suas desvantagens, uso esse sistema desde que comecei a usar Linux. Também já TENTEI ser um usuário comum utilizando apenas Ubuntu e evitando o terminal e seus arquivos de configuração de textos. Mas não dá, não tem como. Qualquer probleminha tem que recorrer aos assustadores arquivos de texto. Ou seja: repetindo mais uma vez, isso não é exceção.
-----------------------------------------------------------------------------
Uma vida não questionada não merece ser vivida - Platão