WalkerPR
(usa Deepin)
Enviado em 19/08/2018 - 14:00h
ru4n escreveu:
De fato, o Linux ficou mais fácil na questão de drivers e automatização de tarefas. O outro lado da moeda é que hoje não se desenvolve tantos aplicativos especificamente para desktops.
Com a evolução das tecnologias web, desenvolver aplicativos para desktop já não é mais o foco das empresas e de desenvolvedores independentes. Considerando um usuário básico, um navegador web - independente de SO - já é o suficiente para acessar WhatsApp, Facebook, Google Docs, Office 365, entre outros.
--
Linux Counter: #596371
Concordo com o amigo ru4n!
Na empresa onde trabalho, nosso sistema principal é WEB (o desenvolvemos em PHP com banco MySQL). O sistema de controle financeiro (este terceirizado) também é plataforma WEB. Temos um sistema .NET com plataforma M$, mas de pouco uso. E recentemente contratamos uma aplicação de e-mail/marketing também plataforma WEB.
Nos departamos administrativos o pessoal utiliza desktop com M$. Na área de desenvolvimento/TI sou o único que utiliza Linux (Xubuntu). Mas nas áreas de produção onde se exige apenas aplicação WEB, já instalei em algumas máquinas Debian, Xubuntu, Manjaro, mas isso dependendo do hardware é claro!
Mesmo o pessoal mudando de plataforma de desktop para móvel (celular ou tablet), vejo que ainda continham com dificuldades para as coisas, pois na empresa mesmo assim pedem para configurar o Wi-Fi e aplicativo de e-mail.
E mesmo os usuários que utilizam plataforma M$, estes são bem "acomodados" posso dizer, porque mesmo com o M$, nos pedem para instalar plugin de navegador, configurar e-mail, instalar impressora e até mesmo quando o antivírus informa uma questão mais grave onde o usuário comum do M$ não sabe o que fazer.
Já nos desktops (depto. de produção) onde instalei Linux, o pessoal apenas utiliza o navegador (sistema da plataforma WEB), pois ficam meio receosos com um sistema diferente. Salvo o Manjaro que tem Office 365, Skype, Libre Office, entre outras coisa para facilitar a vida do usuário.
Linux está ficando realmente cada vez mais amigável ao usuário. O que está dificultando hoje em dia é o hardware devido ao UEFI. Mas vejo que distros como Debian, CentOS e Fedora já tratam esta questão. Ubuntu ainda com alguma dificuldade devido a pequenos ajuste a fazer. Demais distros, o processo ainda mais penoso, devido aos ajustes que o usuário deve fazer no GRUB ou com instalação de firmware. Mas isso com os hardwares mais novos.
--------------------------------------------------------------
"Linux: several flavors, a single option: -Freedom of choice!"