WalkerPR
(usa Deepin)
Enviado em 05/06/2016 - 23:54h
Já usei Ubuntu e variantes (Big Linux, Linux Mint, Xuntu) por mais de 7 anos. Neste perído já testei o Mageia, Fedora, openSUSE, Sabayon, Debian e Manjaro. Todavia, sempre voltava para a comodidade do Ubuntu devido a drivers, internetbanking (CAIXA, Itaú, Banco do Brasil), e outras aplicações tais como Skype, SIM Intelbrás (monitoramento), VMWare, OpenXenManager, acessos remotos (VNC, RDP, SSH) entre outros.
Fato é que sempre testava outra Distro e algo não funcionava como eu queria, aí sempre voltava ao Xubuntu pela comodidade.
Mas como algum dia elas expiram e ter de reinstalar o sistema, isso já está ficando chato. Então resolvi conhecer o Arch Linux. Consegui o instalar como uma máquina virtual, ainda em modo texto, não cheguei nas demais instalações, tais como a interface gráfica e as aplicações a serem utilizadas. Confesso que é bem trabalhoso, mas aos poucos eu chego lá. E o fato mais importante é que sai do comodismo, pois estou apredendo coisas novas o que não acontecia com o Ubuntu por me trazer tudo pronto.
Mas como ainda estou nas primeiras etapas do Arch Linux, então resolvi instalar o Manjaro como meu sistema principal no notebook. Assim, me familiarizo um pouco mais para posteriormente instalar o Arch.
Meus maiores desafios agora no Manjaro é instalar as aplicações que utilizo e acessar o internetbanking da CAIXA no momento.
Uma dica para que você não tenha que ficar fazendo backups cada vez que mudar a Distro ou a versão. Particione seu HD e deixe uma partição "dados" definitiva, assim cada vez que mudar o sistema, sempre mantenha esta partição, apenas formatando as demais pertinentes ao sistema. É assim que eu me viro atualmente.