Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 21/11/2019 - 10:56h
Tio_do_Toldo escreveu:
Estabilidade, leveza, user-friendly, disponibilidade de pacotes e documentação. Qual ganha no quê? Nunca usei openSUSE mas ouço falarem muito bem dele.
Debian na minha opinião ganha no quesito documentação, estabilidade e leveza.
Nenhum dos dois é user-friendly para mim. Ambos necessitam de bastante conhecimento para usar. Se Debian fosse moleza, não criariam o Ubuntu. Se openSUSE fosse moleza, não existiria o Gecko Linux. Para que ambos fiquem "moleza" terá que haver modificação por parte do usuário final. Entre todos, o Debian me parece melhor por já disponibilizar uma ISO com tudo non-free.
O openSUSE é que nem o Fedora e tem "nojinho" de tudo que é proprietário e o evita, dificultando pro usuário ter que manualmente habilitar tudo, o que necessita de conhecimento. Não são distros do tipo, instalar e usar.
A dor de cabeça que tive com openSUSE em relação a codecs, não quero que ninguém passe.
Um ponto bem negativo em relação ao openSUSE é a demora para instalar os pacotes, para atualizar o sistema, é como se os espelhos estivessem "longe", problema similar ao deepin.
Se fosse pra escolher entre ambos, ficaria com Debian. Acho o openSUSE mais complicadinho e bem "cheinho" de coisas inúteis. Desses dois preferiria o Manjaro. Mas o Manjaro seria o Arch facilitado, porque Arch puro cai no mesmo problema do Debian e openSUSE.