lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 14/07/2015 - 22:56h
Dimitre escreveu:
Olá. Nao há instruçao dizendo para usar o root no dia-a-dia. Mas também não ha instruçao falando que nao se deva fazer isso ou que isso danifica o sistema. E estou usando a interface gráfica clássica do gnome (é isso que perguntou?)
Não há instrução pra isso porque em qualquer distro séria você cria um usuário comum, normalmente com poderes de administrador, e você usa esse usuário comum. As únicas distros que eu conheço que não criam o usuário comum durante a instalação são o Gentoo, o Funtoo, o Arch (acho) e o Slackware, mas usuários dessas distros já conhecem bem o bê-a-bá da coisa.
Por que não usar o usuário root no dia-a-dia? O usuário root pode fazer qualquer coisa no sistema. Por exemplo:
# rm -rf /
Um exemplo clássico, mas nunca fica velho o bastante. Esse comando simplesmente apaga todos os arquivos em seu computador, incluindo kernel, confs, drivers, programas e todo o resto. Então, basta que você digite um comando errado, ou seu navegador execute algum código malicioso e pronto, prato cheio para um pudim de fezes. E para piorar em algumas distros o acesso de determinados arquivos ou programas como root pode gerar comportamentos estranhos.
Em resumo, é uma questão de segurança.
Quanto ao seu problema, você está rodando o Ubuntu com a interface Gnome Classic. Existem três coisas que podem estar fazendo isso: o gnome-system-inhibit pode estar sendo chamado por algum processo, pode haver alguma configuração estranha no systemd-inhibitor, ou simplesmente o gnome-session-quit está bichado. Eu aposto no systemd-inhibitor, então vamos começar com ele. Rode o comando:
$ systemd-inhibitor --list
E poste a saída dele aqui.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta